Chamar a DLL com java

6 respostas
woquiton

Pessoall

Ainda nao manjo muito de java, mas surgiu uma questão e com java tenho impressão que poderemos solucionar.
Bem… é o seguinte:
Temos uma máquina com Banco Oracle, rodando em Unix. Outra máquina com NT onde está o sistema.
Existe uma aplicação em PL/SQL rodando no Banco, que precisa chamar uma DLL ou EXE de encriptação que está na máquina NT. O problema que PL-SQL nao faz isso.
Então… no Oracle, tem como fazer aplicações em Java, que fizesse essa função de chamar a DLL e obeter o valor e seria chamada pela aplicação em PL/SQL.

Como eu não manjo muito de Java, mas do pouco que vi, acredito que seja possível fazê-lo. O que preciso é que alguém me desse uma idéia, um exemplo de uma aplicação parecida, que chama uma dll ou exe.

Desde já obrigado,

Qualquer idéia é bem vinda pessoal.

Abços

Woquiton

6 Respostas

D

Olá,

Veja esses links abaixo:

http://developer.java.sun.com/developer/onlineTraining/corba/corba.html

https://www6.software.ibm.com/developerworks/education/j-rmicorba/j-rmicorba-4-1.html

http://www.mundooo.com.br/php/mooartigos.php?pa=showpage&pid=17

Trata-se da utilização de corba para comunicação entre sistemas heterogênios!!!

Nunca utilizei mais pode ser útil na sua solução,

Até,

Alan

woquiton

Alan

Agradeço cara… mas pelo jeito, eu ia precisar de uma receitinha de bolo, de como fazer isso. Com certeza teria de usar algo do tipo, pois a DLL estando no NT… ela tinha que ser executada no próprio NT e retornar o valor de alguma forma para o Unix (onde tá o Oracle).
Não tem outro jeito… pq se eu só chamar ela, vai querer ser executada no Unix, e nao vai funcionar né…
se tiver idéia…
[]´s

Woquiton

smota

Receita de bolo não tenho … :frowning:

Mas pra vc fazer isso não vai ser assim tão fácil como “mandar executar na DLL laaaaa no NT” :roll:

Os links do camarada ai de cima são pertinentes … pq vc vai precisar:
:arrow: Criar uma aplicação do lado do NT que use essa DLL e essa aplicação então retorne os dados que você quer. No caso vai poder permitir o uso dessa aplicação (ou serviço) via WebServices, RMI, etc. etc. etc.
:arrow: Criar no Unix uma aplicação que acesse a aplicação do NT (vixe!) pelo método escolhido (Webservice, etc. etc.) e pronto!

Entendeu?

woquiton

smota

Então cara… eu entendi o seguinte então:
:arrow: Uso o Corba, onde segundo o que li, cria-se duas aplicações, uma em cada máquina. A aplicação da maquina NT que vai executar a DLL, e retornar o valor para Aplicação em Unix.
:arrow: Então eu tenho que implementar o Corba e a execução da DLL também.

Então… risos… se for isso, ferrou, eu estou iniciando em Java, no link que o Alan me passou, tem um exemplo de hello word, então, se alguem me passar uma receita de execução de dll, eu mudo de hello word para execução de dll. E pronto… acho que tem como rolar, nao é?

[]´s :smiley:

smota

Opa … mais ou menos isso.

Além de tudo isso pra usar a DLL via JAVA vocês vai precisar usar JNI que é meio (muito) mala … procure aqui no forum tem várias mensagens sobre o assunto (inclusive um hello world).

Eu não usaria o CORBA (se quiser siga o link da palavra) … meio véio meio sem graça :lol: … já que vai fazer as 2 pontas em Java tente RMI … ou se tiver um servidor HTTP no meio da jogada usar WebService é bem mais fácil.

eheheh são tantas opções … escolha uma e ignore todo o resto senão vc fica doido :shock:

woquiton

risos…
Fico grato com a ajuda de todos, vou então usar RMI, algo assim. Não vou ver isso já, mas pelo menos sei que é possível a solução por ela.
Vamos ver no que dá então…quando for fazer, se nao conseguir (bem provável) volto aqui. :smiley:

[]´s

Woquiton

Criado 3 de setembro de 2003
Ultima resposta 3 de set. de 2003
Respostas 6
Participantes 3