Já foi programador cobol, clipper, opus e etc… Agora quero aprender Java e estou tendo dificuldade em entender a formação do programa já que é OO. Estou acostumado com as Procedures e funçoes. Não estou entendendo bem métodos e classes, então tem que ser na prática, fiz um programa abaixo e quero chamar a classe adicao para executar també e não estou conseguindo.Alguém poderia me ajudar ?
/** Primeiro programa digitado em Java
Mostrando o Alo vou programar nessa linguagem */
publicclassPrimeiro{publicstaticvoidmain(String[]args){System.out.print(“Nenguemmesegura”);System.out.println(" eu vou aprender java!");}
// Criei essa classe e quero executar ela dentro do programa
// também, Como faço ? ou Chamar ela.
Já foi programador cobol, clipper, opus e etc… Agora quero aprender Java e estou tendo dificuldade em entender a formação do programa já que é OO. Estou acostumado com as Procedures e funçoes. Não estou entendendo bem métodos e classes, então tem que ser na prática, fiz um programa abaixo e quero chamar a classe adicao para executar també e não estou conseguindo.Alguém poderia me ajudar ?
/** Primeiro programa digitado em Java
Mostrando o Alo vou programar nessa linguagem */
publicclassPrimeiro{publicstaticvoidmain(String[]args){System.out.print(“Nenguemmesegura”);System.out.println(" eu vou aprender java!");}
Entao cara, tive que fazer algumas modificações, na classe adicao vc tem que colocar static pq vc esta chamando em uma outra classe que é static, e para chamar o objeto esta no codigo abaixo, qualquer duvida retorne.
abraços
Adriano
publicclassPrimeiro{publicstaticvoidmain(String[]args){System.out.print(“Nenguemmesegura”);System.out.println(" eu vou aprender java!");adicaoad=newadicao();ad.soma();}
primeiro tome cuidado, se voce tiver essas duas clases no mesmo arquio
nao ira compilar. so pode existir uma classe publica por arquivo que deve coincidir com o nome do arquivo.
naoe uma boa pratica de programacao criar classes com nome minusculo, troque o adicao por Adicao.
para a classe Primeiro usar a classe adicao, voce deverar instanciar um objeto dela.
adicione ocodigo
adicao objetoAdicao = new adicao();
objetoAdicao.soma();
voce chama osmetodos do objeto instanciadoda classe a comum ponto
valeu
og
Og1
Adriano creio que nao existe classes estaticas.
somente default,public,abstract e final.
Neto.Sabio
Cara qual é o progrma que vc esta utilizando para elaborar os codigos ?
proazevedo
Por enquanto eu estou utilizando o NotePad do windows.
Sumare
Estou pegando carona com vcs…
Sds,
proazevedo
Og:
Beleza, fiz oque o Adriano disse e definí a classe como statis como vc falou e funcionou… Beleza…valeu muito grato.
adriano-itupeva
Og:
Fala Og!
Cara da uma olhada neste tutorial que vc verá que existe classes estáticas sim.
então somente classes internas podem ser static né.
falow
Neto.Sabio
como vai proazevedo
Posso esta dizendo uma coisa feia , mas eu usaria o eclipse , mesmo começando , pois e uma ferramente que te esplica os metodos que podems ser usados na classe e caso vc esqueca de algum ponto e virgula hehe ele te avisa.
Eu tambem iniciei minha jornada esse ano para desenvolvimento em Java , e posso te falar que eu perdia muito tempo e tinha muitas duvidas no comeco quando eu usava o notepad .
se precisar de ajuda para configurar o ecllipse e so falar