Char

Olá galera, estou tentando fazer uma pergunta com o char. no caso eu coloquei meu algoritmo assim:

char sexo; sexo=JOptionPane.showInpitDialog("Digite o sexo: "

ali o joptionpaneshowinputdialog esta todo em vermelho no código, e diz que eu tenho que trocar o char para String, só que quando compilo ele não funciona da maneira desejada.

obrigado des de já

Oi,

Acho que vc esqueceu algo…

char sexo='d'; // inicialize a variável com um valor qualquer... sexo=JOptionPane.showInpitDialog(null, "Digite o sexo: " );

http://www.ceunes.ufes.br/downloads/2/mariateixeira-EC.Programa%C3%A7%C3%A3o%20III.Conte%C3%BAdo%203.Item%206.2011.pdf

não pus o null, vou por meu código completo:

[code]import javax.swing.*;
public class Ex6 {

public static void main(String[] args) {
	String nome;
	char sexo;
	int m=0;
	int f=0;
	do{
	nome=JOptionPane.showInputDialog("Digite o nome do aluno: ");
	sexo=JOptionPane.showInputDialog("Digite o sexo do aluno: ");
	if(sexo=='M'){
		m++;
	}else{
		f++;
	}
	}while(nome=="");
	JOptionPane.showMessageDialog(null,"Sexo masculino: "+m+"\nSexo Feminino: "+f);
}

}
[/code]

notei agora que tem mais coisas erradas, vou arrumar, mas por enquanto me ajudem resolver o char…

sexo = JOptionPane.showInputDialog("Digite o sexo do aluno: "); if (sexo.charAt(0) == 'M') {

Vc pode usar charAt, mas a sua logica do while ainda continua errada
teste e verá

Sim, eu coloquei ali em baixo que o código estava errado, arrumei e coloquei o charAt, eu na verdade quiria usar outra forma, mas tudo bem, entendi esta também.

só que apareceu outro problema (hehe), é muito estranho dar erro no else, segue o código:

[code]import javax.swing.*;
public class Ex6 {

public static void main(String[] args) {
	String nome;
	String sexo;
	int m=0;
	int f=0;
	int i=0;
	int j=0;
	i=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite quantos alunos há na sala: "));
	for(j=1;j<=i;j++){
		nome=JOptionPane.showInputDialog("Qual o nome do aluno: ");
		sexo=JOptionPane.showInputDialog("Qual o sexo do aluno: ");
		if(sexo.charAt(0)=='M'){
			m++;
			else{
			f++;	
			}
		}
	}
	JOptionPane.showMessageDialog(null,"Sexo masculino: "+m+"\nSexo Feminino: "+f);
}

}[/code]

Aparentemente o erro é porque você não fechou o bloco do if(), incluindo o else dentro deste.

if(sexo.charAt(0)=='M'){ m++; } // Você se esqueceu desta chave. else{ f++; }