Olá galera, estou tentando fazer uma pergunta com o char. no caso eu coloquei meu algoritmo assim:
char sexo;
sexo=JOptionPane.showInpitDialog("Digite o sexo: "
ali o joptionpaneshowinputdialog esta todo em vermelho no código, e diz que eu tenho que trocar o char para String, só que quando compilo ele não funciona da maneira desejada.
importjavax.swing.*;publicclassEx6{publicstaticvoidmain(String[]args){Stringnome;charsexo;intm=0;intf=0;do{nome=JOptionPane.showInputDialog("Digite o nome do aluno: ");sexo=JOptionPane.showInputDialog("Digite o sexo do aluno: ");if(sexo=='M'){m++;}else{f++;}}while(nome=="");JOptionPane.showMessageDialog(null,"Sexo masculino: "+m+"\nSexo Feminino: "+f);}}
notei agora que tem mais coisas erradas, vou arrumar, mas por enquanto me ajudem resolver o char...
gpd38
sexo = JOptionPane.showInputDialog("Digite o sexo do aluno: ");
if (sexo.charAt(0) == 'M') {
Vc pode usar charAt, mas a sua logica do while ainda continua errada
teste e verá
M
Musquitolm
Sim, eu coloquei ali em baixo que o código estava errado, arrumei e coloquei o charAt, eu na verdade quiria usar outra forma, mas tudo bem, entendi esta também.
só que apareceu outro problema (hehe), é muito estranho dar erro no else, segue o código:
importjavax.swing.*;publicclassEx6{publicstaticvoidmain(String[]args){Stringnome;Stringsexo;intm=0;intf=0;inti=0;intj=0;i=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite quantos alunos há na sala: "));for(j=1;j<=i;j++){nome=JOptionPane.showInputDialog("Qual o nome do aluno: ");sexo=JOptionPane.showInputDialog("Qual o sexo do aluno: ");if(sexo.charAt(0)=='M'){m++;else{f++;}}}JOptionPane.showMessageDialog(null,"Sexo masculino: "+m+"\nSexo Feminino: "+f);}}
Andre_Rosa
Aparentemente o erro é porque você não fechou o bloco do if(), incluindo o else dentro deste.
if(sexo.charAt(0)=='M'){
m++;
} // Você se esqueceu desta chave.
else{
f++;
}