Character encoding com Firebird no JBoss

3 respostas
Rodrigo_Manhaes

Boa noite a todos!

Estou migrando um sistema (uma web app, sem EJB) com banco de dados em Firebird do Glassfish v2 para o JBoss 5. O banco está com o encoding WIN1252. No persistence.xml existe a propriedade
<property name="hibernate.connection.lc_ctype" value="WIN1252"/>
que funcionava corretamente lendo caracteres especiais no Glassfish e funciona para acessos diretos JDBC nos testes automatizados. Porém, quando é feito o acesso pela aplicação rodando no JBoss, os caracteres especiais não são reconhecidos corretamente, ou seja, a propriedade declarada no persistence.xml não está sendo considerada. Tentei configurar através do data source, conforme abaixo, mas também não funcionou.
<datasources>

<local-tx-datasource>

<jndi-name>patrimonio_desenvolvimento</jndi-name>

<connection-url>jdbc:firebirdsql:localhost/3050:patrimonio</connection-url>          		 
		<connection-property name="char.encoding">WIN1252</connection-property>

<driver-class>org.firebirdsql.jdbc.FBDriver</driver-class>

<user-name>sysdba</user-name>

<password>masterkey</password>

</local-tx-datasource>
</datasources>

Agradeço qualquer ajuda.

3 Respostas

ekszuki

Olá amigo boa noite,

Estava passando por um problema muito parecido com o seu, e resolvi configurando o meu arquivo do hibernate da seguinte maneira.

&lt;property name="hibernate.connection.useUnicode" value="true"/&gt;
            &lt;property name="hibernate.connection.characterEncoding" value="UTF-8"/&gt;
            &lt;property name="hibernate.connection.lc_ctype" value="NONE"/&gt;

Veja se isso resolve o seu problema

Att

Rodrigo_Manhaes

Boa noite! Eu já não trabalho com Java (pelo menos como principal linguagem) e Firebird há uns bons 3 anos. Nem me lembro se resolvi isto com Java (acho que não, pois do contrário teria postado aqui). De qualquer forma, fica registrado para quem precisar.

Obrigado!

ekszuki

Opa, eu vi que o tópico é muito antigo, e como não havia resposta postei para que se alguém mais estiver passando por esse problema possa resolver.

Att

Criado 8 de janeiro de 2009
Ultima resposta 10 de nov. de 2012
Respostas 3
Participantes 2