é o seguinte, tenho uma aplicação rodando no tomcat 4.1.24. Para acesso ao banco de dados estou utilizando o Pool de conexão gerenciado pelo Tomcat( JNDI DataSource ). Fiz todas as configurações necessárias. Escrevi todas as classes que precisava e tudo rodou perfeitamente.
Porém, durante a utilização do sistema, percebi que todos os caracteres acentuados foram substituídos por uma ‘?’… alguém sabe porque isso ocorre?? lendo as documentações do tomcat vi que, por padrão, ele utiliza o ISO-8859-1 como enconding… alguém sabe como proceder?
Qual IDE tu tás usando ?
Uma vez eu tava usando o eclipse e ele gerava esse “evento” toda vez que eu compilava o arquivo. A solução foi trocar a codificação do editor do eclipse.
[]s
D
diegodrumondPJ
“renatopb”:
Daí guri,
Qual IDE tu tás usando ?
Uma vez eu tava usando o eclipse e ele gerava esse “evento” toda vez que eu compilava o arquivo. A solução vou trocar a codificação do editor do eclipse.
[]s
eu to usando o NetBeans 3.6 e o Crimson Editor 3.45… não creio que seja isso… O interessante é que quando faço uma pesquisa com caracteres acentuados a pesquisa ocorre normalmente… os dados sao retornados de forma correta, mas com os caracteres acentuados substituidos… creio que seja alguma configuração no JNDI do tomcat…
M
matheusPJ
uma dica, não use caracteres acentuados…! :razz:
D
diegodrumondPJ
desculpa… mas eu não posso trocar a gramática da lingua portuguesa… se alguem sabe o que fazer ou onde encontrar documentação sobre isso, agradeço…
R
renatopbPJ
O próprio Tomcat tem a documentação dele.
Tentasse olhar ali ?
Sinceramente, não lembro de ter tido esse problema quando eu usava o Tomcat no seco, tipo, fazendo os JSPs no bloco de notas. Como eu falei antes, isso só acontecia pela IDE.
Dá uma olhada na documentação do Tomcat, se não der liga, mesmo assim, avisa que daí a gente dá uma vasculhada melhor.