charSet como usar?

5 respostas
E

Ola pessoal,
estou desenvolvendo um projeto em jsp, e as minhas paginas jsp uso a configuracao para o contentType o padrao UTF-8, ja que o pradrao ISO - 8859-1 nao aceita caracter com acentos, mas, o problema que tenho alguns includes, como o menu que esta em html, ele acaba nao reconhecendo alguns caracteres acentuados quando seto a minha pagina jsp para UTF-8, acho que a pagina acaba adotando o padrao UTF-8. Tem alguma maneira de resolver isso? Usar um padrao que sirva para os dois? Qual seria a codificação de caracter ideal?

Obrigado desde ja!

<jsp:include page="…/menu.html"/>
<%@ page contentType=“text/html;charSet=UTF-8”%>

5 Respostas

T

A codificação ISO-8859-1 aceita acentos, mas o ideal é usar UTF-8.

O seu problema é que as páginas html sendo incluídas estão em uma codificação diferente de UTF-8, provavelmente em ISO-8859-1, então você acaba com caracteres ISO-8859-1 sendo interpretados como UTF-8. Bastaria converter as páginas html para UTF-8.

E

Tyler,
Coloquei o padrao UTF8 em todas paginas, agora o problema é quando dou um request.getParameter(“campo”), e ele retornas os caracteres com os mesmos problemas que antes quando nao usava o UTF8…

Estou usando postgres
Obrigado

T

Isso é estranho. Se a página resultante do JSP está em UTF-8, os dados do formulário deveriam ser enviados ao servidor codificados em UTF-8. Só pra ter certeza, verifique que a página resultante tem o seguinte tag dentro de <head>:

<meta http-equiv=“Content-Type” content=“text/html; charset=UTF-8”/>

E

Nao deu certo Tyler,
quando vou enviar estes dados para outra pagina para inserir no banco ele vai todo alterado, e quando pego os dados do banco e exibo em outra pagina usando este padrao, funciona normal… o problema é so quando dou o request.getParameter()

Mas, valeu cara pela dica

M

Tenta usar tudo como iso-8859-1 , pois ele aceita usar acentuação para ver se dá certo…

Criado 13 de dezembro de 2004
Ultima resposta 14 de dez. de 2004
Respostas 5
Participantes 3