Charset encoding[Oracle]

Instalei um OracleXE Universal(por padrão UTF-8) 10g numa máquina com Windows 7 PRO 32 bits(Português), mas ao mudar a codificação para aceitar a acentuação e os demais caracteres em português, eu perco a página principal de Administração do Oracle.

Usei os comandos:

SHUTDOWN IMMEDIATE;
STARTUP MOUNT;
ALTER SYSTEM ENABLE RESTRICTED SESSION;
ALTER SYSTEM SET JOB_QUEUE_PROCESSES=0;
ALTER SYSTEM SET AQ_TM_PROCESSES=0;
ALTER DATABASE OPEN;
ALTER DATABASE CHARACTER SET INTERNAL_USE WE8ISO8859P1;
SHUTDOWN;
STARTUP;

Alguém faz diferente e não perde a págino de Adm?

Depois de ter alguns problemas com a versão universal, eu agora só uso a versão Western European. Já tentou com ela?

Inté.

Quais tipos de problema vc teve?Eu escolhi a universão pq(em teoria) vc tem todos a disposição(mas não disponíveis, pois a NLS_LANG é dependente de SO).

Marcos, com a Western European vc teve que configurar algo para aceitar o nosso português padrão ou foi automático?Cadê o Boaglio(que é DBA Oracle)? :lol:

Só para constar aqui como eu resolvi:
Ao invés de mudar o characterset(que é definido na criaçao do BD-estupidez a minha tentar mudar), eu alterei a session, que pode ter seus dados visualizados dessa forma:
SELECT * FROM NLS_SESSION_PARAMETERS;

No Universal, se vc não fizer nada, os parametros NLS_LANGUAGE e NLS_TERRITORY estarão American e America.O que precisamos é deixar esses dois parãmetros BRAZILIAN PORTUGUESE e BRAZIL.Ao entrar no regedit do windows, eu vi que o Oracle home tá com a NLS_LANG correta, para BRAZILIAN PORTUGUESE_BRAZIL.WE8MSWIN1252.
Pq então não era visto os caracteres em portugues?Pq a variável NLS_LANG não estava visível a nível de sistema.Apenas criei uma variável de sistema com nome NLS_LANG e conteúdo BRAZILIAN PORTUGUESE_BRAZIL.WE8MSWIN1252 e pronto!Já posso gravar cedilha, til e toda a nossa acentuação. :slight_smile:

Quais tipos de problema vc teve?Eu escolhi a universão pq(em teoria) vc tem todos a disposição(mas não disponíveis, pois a NLS_LANG é dependente de SO).

Marcos, com a Western European vc teve que configurar algo para aceitar o nosso português padrão ou foi automático?Cadê o Boaglio(que é DBA Oracle)? :lol:

[/quote]

Justamente este, acentuação.
O problema é ficar corrigindo em todos os clientes em que instalarmos o sistema.
Por isto sugerir que fizesse o teste com outra versão.

Inté.