Charset no Jasper [RESOLVIDO]

Bom dia,

Estou com problemas com os caracteres acentuados em meus relatórios .jrxml. Tenho uma tabela de ocorrências por ex.

Se eu faço o select direto no Query Browser as ocorrências aparecem acentuadas corretamente, vejam:

Se eu mostro elas em alguma tela enquanto estou rodando meu programa .java elas também aparecem acentuadas

corretamente:

No entanto, quando eu seleciono elas através de um select dentro do meu .jrxml para apresentar na forma de um

relatório, os caracteres que deveriam estar acentuados aparecem com caracteres loucos (aqueles quadradinhos):

Se eu salvo os dados apresentados no visualizador de relatórios nos formatos PDF, RTF, XML, HTML, etc… em todos o

problema com os acentos persiste.

A configuração atual do meu BD é:

O problema só acontece nos relatórios em jasper e apenas com os dados que são selecionados do BD nesses relatórios

(as informações fixas como nome das colunas, título do relatório, etc… imprimem o acento corretamente).

Estou usando MySQL 5, iReport 1.2.2.

Por favor, preciso de ajuda urgente! :frowning:

Grata,
Renata

Vc ja entrou na lista de email do jasper para ver se isso não é um BUG da versão q vc usa?

Desconheço esta tal lista. Pode me passar o link por favor?

BUGS: http://jasperforge.org/sf/tracker/do/listArtifacts/projects.jasperreports/tracker.bugs

FORUM:
http://www.jasperforge.org/index.php?option=com_joomlaboard&Itemid=215&func=showcat&catid=8

t+

[quote=cado]BUGS: http://jasperforge.org/sf/tracker/do/listArtifacts/projects.jasperreports/tracker.bugs

FORUM:
http://www.jasperforge.org/index.php?option=com_joomlaboard&Itemid=215&func=showcat&catid=8

t+[/quote]

Oi! Obrigada pelos links!

Eu dei uma olhada na lista de BUGs e não encontrei nada a respeito de charsets. Eu uso a versão 1.2.2 do iReport, qual vc usa? Ai vc não tem esse problema?

Com respeito ao forum que vc sugeriu, um colega aqui do trabalho que está no mesmo projeto que eu já mandou a dúvida para o forum sugerido, mas até agora não obtivemos nenhuma resposta que solucionasse o problema. :cry:

Grata,

renata baixa aqui a ultima versao http://sourceforge.net/project/downloading.php?group_id=64348&use_mirror=ufpr&filename=iReport-1.3.1-windows-installer.exe&67718267

eu usava a 1.2.7 e passei pra 1.3.0 e mudo mto coisa e muito bug, imagina 1.2.2 putz

valeu!

ja to indo pegar a 1.3.1 :wink:

Oi amigo!

Obrigada por responder, mas assim, logo depois que postei essa msg eu comecei a usar a 1.3.0 e estou com ela faz tempo (e o problema persiste)

Não adiantou atualizar a versão não… :cry:

Oi Renata.
Notei você postou seu problema em quase todos os forums!!
Mas, parece ninguém tem a solução.

O problema está no suporte a utf-8 a partir da verção 4.1 do MySQL.
Para referência leia no manual do MySQL 5.0:

23.3.2.3.2. JDBC-Specific Issues When Upgrading to MySQL Server 4.1 or Newer

Na conexao com o bd mySQL configure as seguintes variáveis na conexão:

useOldUTF8Behavior=true
characterEncoding=cp850

assumindo o host como localhost e od bd como aula, pode ser assim:

jdbc:mysql://localhost/aula?useOldUTF8Behavior=true&characterEncoding=cp850

me retorna se funcionou para seu caso.

abraços

Humberto Moura

[color=red]FUNCIONOU!!![/color]

Humberto, não tenho palavras pra te agradecer! Faz cerca de um ano que tento resolver este problema, já perguntei pra todo mundo que conheço, tentei diversos foruns como vc msm disse, ngn conseguia!

Muitíssimo obrigada pela sua ajuda! :lol:

A única coisa que precisei mudar é que pra funcionar no meu BD tive que usar o characterEncoding=latin1 e não o characterEncoding=cp850 como vc falou. Mas o que fez a grande diferença foi a sua dica com respeito ao useOldUTF8Behavior=true. Eu não sabia disso, alias, nem eu e acho que quase ngn mais!

Obrigada msm! Por ter ajudado e tb por ter se preocupado em me mandar um e-mail avisando, já que como as notificações do GUJ estão desativadas, eu dificilmente ficaria sabendo que alguém tinha respondido essa dúvida minha tão antiga! :wink:

[]'s, Renata

estou tendo esse problema mas no meu caso uso hibernate com banco PostgreSQL, como ficaria minha configuraçao???
essa é a configuraçao q estou usando:

<property name="hibernate.connection.driver_class">org.postgresql.Driver</property> <property name="hibernate.connection.url">jdbc:postgresql://127.0.0.1:5432/MEUBANCO?charSet=LATIN1</property> <property name="hibernate.connection.username">postgres</property> <property name="hibernate.connection.password">postgre</property> <property name="hibernate.dialect">org.hibernate.dialect.PostgreSQLDialect</property>

RESOLVIDO!
nao precisei mexer nada na minha conexao com banco…
simplesmente eu estava usando a propriedade pdfencoding nos campos do relátorio com valor cp1250, qnd mudei para cp1252, ficou tudo certo!!
até Mais!!

Olá pessoal,

também estou tendo este problema com acentuação, só que no meu caso a letra acentuada não aparece no relatório. Só que isso ocorre apenas com as palavra que vem do banco de dados(filelds) os textos estáticos ele mostra corretamente.

O banco que uso aqui é o postgres.

já tentei mudar do formato UTF-8 para ISO-8859-1 mas não funcionou.

Alguma sugestão?

Estou com um problema parecido tenho um banco sql server usa o collection cp850, os registros com acentos ou ç aparecem com caracteres estranhos(tipo quadrado, e outros).
tenho uma aplicação em Delphi que exibe os dados com a grafia correta, em java já tentei de todas a formas, mudei o charset da conexão, tentei converter a string e nada.

url = “jdbc:jtds:sqlserver://servidor:1433;DatabaseName=meubanco?useOldUTF8Behavior=false&characterEncoding=latin1”;

o que posso fazer?Já pesquisei nos foruns e até agora não encontrei a solução!!
Alguem pode me ajudar?
Grata!!!

Olá Cami,

o meu problema de acentuação foi resolvido no banco de dados. Antes a codificação era win1252 quando mudei o banco para latin1 a acentuação ficou correta. No meu caso o banco é postgres. Teste com uma outra codificação ai.

[],s

Obrigada pela sugestão Thiago. Mas não tem outra forma?não quero alterar o banco.
Li em outros foruns que mudando o Collection do banco os registros antigos permanencem com a mesma codificação, se isto for correto mesmo, não tem sentido para mim.
Se souber outra maneira me avisa tá!!
Grata!!
Cami

Gente me ajudem!!!
Será que não vou encontrar uma solução!!!

Muito, muito, muito obrigado Humberto pela sua dica e muito obrigado RenataFA pela sua persistência na busca pela solução desse problema rsrs… Hj estava tendo exatamente este problema com caracteres e tinha procurado já em vários lugares. Foi qdo achei este tópico e voilá… Resolvi. Thanks a lot. Muito obrigado.

Estou com problemas tbm…

Estou utilizando o IReport 3.5.0 e Postgre.
Tentei utilizar o que vi em outros posts, mas não consegui ainda fazer vir certo a acentuação.

Esta é minha JDBC URL:

jdbc:postgresql://host:5432/banco1?useOldUTF8Behavior=true&characterEncoding=latin1

O procedimento acima está correto ou não ?

Alguém sabe a solução…

Grato.
:?: :arrow: :idea: