A algum tempo venho desenvolvendo em JSF. Estou enfrentando um desafio muito grande quando se trata de encontrar a ferramenta adequada para lidar com charts em JSF. Sei que existem algumas free, ou até mesmo alguns métodos free para desenvolver tal funcionalidade, porém, muitas vezes não atendem ás expectativas. Gostaria de discutir neste tópico quais são as ferramentas disponíveis e quais são suas vantagens e desvantagens. Quais vocês conhecem?
Na verdade…JSF não tem nada haver com gráficos e relatórios. Você pode usar o Birt ou o Jasper Report (como sugestões) para isso…Independente de ser JSF, Struts, Swing, WebService ou wathever…
Concerteza, quando se trata de gráficos em barra, linhas ou pizza, o primefaces vem solucionando sem dúvida tais problemas. No meu caso, estou trabalhando e buscando encontrar uma solução para criação de gráficos do tipo Gauge ou Speedometer, porém, não venho obtendo sucesso. Consegui gerar tal gráfico criando chamadas de servlets e plotando imagens de gráficos utilizando JFreeChart, porém, estou tendo problemas de cache ao atualizar tais imagens.