Chat (bate-papo) avançado

Boa noite!

Eu gostaria de retirar algumas dúvidas com vocês em relação à um projeto que desejo fazer.

Estou cursando Sistemas de Informação, em meu 3° semestre. Relacionado à programação, eu já conclui disciplinas como Programação I e II, Laboratório I e II e estou cursando Estruturas Avançadas de Dados I.

Como estruturas de dados já estudadas por mim durante o curso, posso citar: arrays, listas, pilhas, filas, leques e árvores.

Dito isto, para vocês terem noção ao me ajudar, agora sobre o projeto:

Desejo criar um chat, bate-papo, mais avançado digamos assim, com bons recursos. Pretendo utilizá-lo via browser e pensei em fazê-lo através da linguagem Java, para web.

Tentarei passar o modo como gostaria do chat:

  • Terá uma lista, com os usuários online.
  • Um usuário qualquer, para conversar com outro, escolherá este na lista.
  • As janelas de chat poderão ser avulsas (um conversa com um) ou em grupo (mais de dois conversando)

Dito isto já consegue-se ter uma noção do que eu estou desejando realizar.

Peço agora, que os caros amigos do fórum me indiquem a melhor maneira de realizar tal projeto, ou seja:

  • Java web é adequado para este chat?
  • O que necessito estudar para criá-lo?
  • Vocês possuem algum link que demonstre algo parecido? (Procurei e encontrei apenas chat’s comuns e a maioria no estilo ‘um fala com todos’).

Lembrando que, não quero o link para copiar. Quero para ter noções de como realizar algo deste porte, pois realmente não sei a maneira correta de fazê-lo, e desejo criar com as próprias mãos (ou pontas dos dedos :P).

No aguardo, valeu!

Isso é somente para estudo e quer fazer do zero? Caso não, pode utilizar o primefaces que tem um recurso quase que completo pra sua necessidade:

http://www.primefaces.org/showcase/push/chat.jsf

Boa tarde Marcelo!

Obrigado pela colaboração.