Chat em JAVA ou JSP

6 respostas
ld50

Bom amigos… Surgiu a necessidade de criar um chat para troca de informações aqui no meu serviço, porém não faço nem ideia de onde começar…

Oq estudar?

Sobre oq ler… com relação a conexão e a troka das informações entre o cliente e o servidor… ou entre cliente e cliente…

alguem sabe algo sobre isso?? tem ideia de por onde eu começar meus estudos???

qq ajuda sera Util…

grato desde ja…
[]'s

6 Respostas

Rafael_Steil

GUJChat :smiley:

http://guj.sourceforge.net

Rafael

J

digamos que eu nao queira usar o gujchat pq nao atende as minhas necessidades.
Eu quero criar meu proprio chat. O melhor eh usar applet ou servlet/jsp? Tem como eu atualizar a pagina automaticamente usando javascript e servlet sem ter q dar refresh na pagina?
Eu sei que eu poderia fazer usando applet por tras, quando uma msg chega o applet passa pro javascript q atualiza a pagina html sem dar refresh. Com servlet da pra fazer a mesma coisa?

Agradeço
Jose Jorge Jr.

joaobosco

“josejorgejr”:
Eu quero criar meu proprio chat. O melhor eh usar applet ou servlet/jsp? Tem como eu atualizar a pagina automaticamente usando javascript e servlet sem ter q dar refresh na pagina?
Eu sei que eu poderia fazer usando applet por tras, quando uma msg chega o applet passa pro javascript q atualiza a pagina html sem dar refresh. Com servlet da pra fazer a mesma coisa?

Agradeço
Jose Jorge Jr.

Jorge,
eu usaria servlets/jsp. nao gosto de applets pq fica mto pesado pros clientes …
sim, eh possivel atualizar a pagina sem precisar dar um refresh na mão. No exemplo do GUJ, as mensagens eram mostradas assim q recebidas (pelo menos na suas versoes mais antigas, se nao me engano). Entao nao era necessario dar um refresh (nem automatico, nem programado). Nao tenho certeza mas eu acho q isso acaba criando um trafego de rede mto grande.
Na minha opiniao, o ideal era o chat checar por novas mensagens de tempo em tempo. Isso pode ser programado dentro das servlets.
Vc ainda pode usar sockets no caso de uma aplicação desktop. De uma olhada no livro do Deitel (Java, Como Programar) que tem um pequeno exemplo de um chat multi-thread q usa socket.

espero ter ajudado,
teh mais!

Rafael_Steil

“josejorgejr”:
Eu quero criar meu proprio chat.
Agradeço
Jose Jorge Jr.

Entao pq vc simplesmente na usa as ideias do gujchat ou afz as modificacoes necessarias nele?

Rafael

J

O chat do Guj tem muita coisa. É meio complicado entender. Pro meu caso eu preciso de um chat com varios clientes e varios atendentes. Mas soh um cliente fala com um atendente.

e agora jose?

joaobosco

“josejorgejr”:
O chat do Guj tem muita coisa. É meio complicado entender. Pro meu caso eu preciso de um chat com varios clientes e varios atendentes. Mas soh um cliente fala com um atendente.

e agora jose?

vai na sessao de tutoriais do guj q explica passo a passo como construir um chat…

dae tu modifica como quiser …

eh facin facin … :wink:

Criado 23 de junho de 2004
Ultima resposta 24 de jun. de 2004
Respostas 6
Participantes 4