Chat tipo Skype, sem configurar roteador para redirecionamento

Pessoal, bom dia.

Estou pesquisando a um tempo a criação de um chat, como o skype, fui pesquisar o uso de sockets, mas esbarrei na configuração de roteadores, preciso criar um forwarding para que um chat funcione adequadamente.

A minha dúvida é a seguinte: como fazer um sistema de chat, on line, que não sofra com configurações no roteador, quero que meu usuário instale e já saia usando e conectando com quem ele quiser?

Obrigado a todos

O Skype, em si, funciona como “cliente-servidor”, conforme você pode ler aqui:

Se quiser algo menos intrusivo (que não precise de você fornecer um servidor), você pode usar UPnP; os detalhes eu simplesmente não sei, é necessário procurar na Internet o que deve ser feito. A única coisa que posso adiantar é que normalmente roteadores habilitam o UPnP mas muitas vezes isso é desabilitado em roteadores.

Para ver se um roteador está desabilitando o UPnP, tente rodar o BitTorrent em uma máquina ligada a esse roteador; se o BitTorrent não conseguir se conectar a outros peers, então o UPnP não está habilitado.

Olha que safado este skype, é por isto que ele não fecha no X, ele fica na tray e só fecha se você for lá com o botão direito e clicar em fechar, mesmo fechado ele está usando sua conexão como um nó da rede dele!!

Bom, obrigado pela resposta entanglement.

Eu vou dar um jeito aqui, vou tentar fazer algo client/server também, alguma gambiarra, vou deixar um executável pingando na nuvem de 2 em 2 segundos para verificar alguma mensagem.

Você tem alguma idéia se isto pode sobrecarregar o servidor? Estou pensando em fazer com SOAP.

Se for implementar um protocolo para Chat, use o XMPP (Jabber) : http://en.wikipedia.org/wiki/Extensible_Messaging_and_Presence_Protocol

Como você deve ter percebido, ele também uma uma arquitetura cliente-servidor.