Chave Composta Hibernate

Galera, vou começar dizendo o resultado que desejo ter:

tabela PlanoSaude:

id | cliente_id | outros campos…
1 | 1 | …
1 | 2 | …
2 | 1 | …

(notem que o campo ID repete, mas não para o mesmo cliente_id… é gerado um novo ID para um outro Cliente_id…

Para tal, tenho as seguiintes entidades:
Cliente:

[code]@Entity
@Resource
public class Cliente {

@Id
@GeneratedValue
private Long id;
@Length(max = 50)
@PrimaryKeyJoinColumn
private String titular;
@Length(max = 1)
private String sexo;
@CPF
@Length(max = 11)
private String cpf;

//…outros campos…

@OneToMany(mappedBy = "cliente", cascade = CascadeType.ALL, fetch = FetchType.LAZY)
@Fetch(org.hibernate.annotations.FetchMode.SUBSELECT)
private List<PlanoSaude> planoSaude;

[/code]
PlanoSaude:

[code]
@Entity
@Resource
public class PlanoSaude {

@Id
@GeneratedValue
private Long id;
private Long cliente_id;
@Length(max = 40)
@NotNull
private String planoSaude;

//…outros campos…
@ManyToOne
@JoinColumn(name = “cliente_id”, insertable = false, updatable = false)
private Cliente cliente;[/code]

Minha ideia inicial era anotar o campo cliente_id da classe PlanoSaude com @Id, porém da um erro dizendo para usar o “extends serializable”… até fiz umas tentativas e erros, e decidi pedir ajuda…

Para ficar bem claro a duvida, desejo saber a anotação que devo colocar para que a tabela PlanoSaude não gere um ID sequencial independente, mas um sequencial com base na chave (neste caso o cliente_id) assim como mencionei no inicio do post. Uma coisa eu sei que é necessário: definir cliente_id como chave também. Mas to perdidasso como fazer…

**Eclipse + Hibernate + Vraptor + JSP + Jquery …

Não faz muito sentido essa chave composta que tais querendo criar, por qual motivo teria que ser assim? não seria o caso fazer uma relação 1:n ou n:n da classe cliente com plano de saúde?!
No caso do id do cliente em plano de saúde não vai ser feito desta forma, é só criar uma relação entre cliente e plano de saúde e dizer que o objeto cliente é o id deste objeto que o hibernate já faz o mapeamento correto no banco assim

[code]public class PlanoSaude {

@Id  
@GeneratedValue  
private long id;
@Id  
@ManyToOne
private Cliente cliente;

[…]
}[/code]

Se você tem o poder de decidir como as tabelas serão criadas, para facilitar a vida não use chave composta. Para evitar duplicidade cria uma unique key. Chave composta só para tabelas puramente de relacionamentos, onde no Hibernate mapeia como many to many.

Se entendi bem oq vc quer: http://uaihebert.com/?p=1622&page=22

[quote=CharlesAlves]Não faz muito sentido essa chave composta que tais querendo criar, por qual motivo teria que ser assim? não seria o caso fazer uma relação 1:n ou n:n da classe cliente com plano de saúde?!
No caso do id do cliente em plano de saúde não vai ser feito desta forma, é só criar uma relação entre cliente e plano de saúde e dizer que o objeto cliente é o id deste objeto que o hibernate já faz o mapeamento correto no banco assim

@Id  
@GeneratedValue  
private long id;
@Id  
@ManyToOne
private Cliente cliente;

[…]
}[/code][/quote]

Sim, a relação Cliente -> PlanoSaude é 1:n.

Fiz a anotação do @Id como falou, e qdo a anotação @Id aparece 2 vezes na mesma classe, gera o seguinte erro:

Este exemplo pode não lhe parecer muito apropriado, mas pense na relação PEDITO -> ITEM, também 1:n
Teriamos na tabela do pedido:
Pedido
1
2
3
E na tabela de item
Item / Pedido
1 / 1
2 / 1
3 / 1
4 / 2 ??? (isso quer dizer que para o Pedido 2 eu começo pelo item 4??? deveria começar pelo item 1… a representação disso na tela faria uma boa diferença
5 / 2 ???
no lugar disso, a tabela item deveria ser, no caso que quero montar:
1 / 1
2 / 1
3 / 1
1 / 2
2 / 2

… eu poderia definir o campo cliente_id como primeira Chave e outro campo chave(item) para permitir duplicar esse campo pois a relação é 1:n, e definir uma regra de auto incremento… ou qquer coisa do tipo parecida com isso…

Helps???

vou ver o link que vc mandou… se ajudar posto aki…

-EDIT-

Qse isso mano… mas ainda não é…
veja meu reply acima…

obrigado pela atenção…

[quote=andersonjm][quote=CharlesAlves]Não faz muito sentido essa chave composta que tais querendo criar, por qual motivo teria que ser assim? não seria o caso fazer uma relação 1:n ou n:n da classe cliente com plano de saúde?!

@Id  
@GeneratedValue  
private long id;
@Id  
@ManyToOne
private Cliente cliente;

[…]
}[/code][/quote]

Sim, a relação Cliente -> PlanoSaude é 1:n.

Fiz a anotação do @Id como falou, e qdo a anotação @Id aparece 2 vezes na mesma classe, gera o seguinte erro:

Este exemplo pode não lhe parecer muito apropriado, mas pense na relação PEDITO -> ITEM, também 1:n
Teriamos na tabela do pedido:
Pedido
1
2
3
E na tabela de item
Item / Pedido
1 / 1
2 / 1
3 / 1
4 / 2 ??? (isso quer dizer que para o Pedido 2 eu começo pelo item 4??? deveria começar pelo item 1… a representação disso na tela faria uma boa diferença
5 / 2 ???
no lugar disso, a tabela item deveria ser, no caso que quero montar:
1 / 1
2 / 1
3 / 1
1 / 2
2 / 2

… eu poderia definir o campo cliente_id como primeira Chave e outro campo chave(item) para permitir duplicar esse campo pois a relação é 1:n, e definir uma regra de auto incremento… ou qquer coisa do tipo parecida com isso…

Helps???[/quote]

Cara, pelo q entendi do seu ultimo exemplo oq vc precisa é de um mapeamento @ManyToMany comum.

Vc não precisa q seja assim ?

Pedido / Item
1 / 1
1 / 2
1 / 3
2 / 1
2 / 5
3 / 2

etc…

public class Pedido()  {

@Id    
     @GeneratedValue    
     private long id;  

@ManyToMany
     @JoinTable(name = "pedido_item", joinColumns = @JoinColumn(name = "pedido_id"), inverseJoinColumns = @JoinColumn(name = "item_id"))
     private List<Item> items;

}

public class Item()  {

@Id    
     @GeneratedValue    
     private long id;  

@ManyToMany(mappedBy="items") //bidirecional, se precisar
     private List<Pedido> pedidos;

}

[quote=fdiaz2011]

Cara, pelo q entendi do seu ultimo exemplo oq vc precisa é de um mapeamento @ManyToMany comum.

Vc não precisa q seja assim ?

Pedido / Item
1 / 1
1 / 2
1 / 3
2 / 1
2 / 5
3 / 2

etc…

[code]
public class Pedido() {

@Id    
 @GeneratedValue    
 private long id;  

@ManyToMany
 @JoinTable(name = "pedido_item", joinColumns = @JoinColumn(name = "pedido_id"), inverseJoinColumns = @JoinColumn(name = "item_id"))
 private List<Item> items;

}

public class Item() {

@Id    
 @GeneratedValue    
 private long id;  

@ManyToMany(mappedBy="items") //bidirecional, se precisar
 private List<Pedido> pedidos;

}
[/code][/quote]

eh… pode ser que eu esteja equivocado quando a questão do @Onetomany e @Manytomany
vou tentar como vc sugeriu e posto aqui se der certo…