Chaves primarias

3 respostas
edymrex

Eu posso ter duas chaves primarias em uma tabela…??
tipo tenho uma tabela usuário, e tenho um id para um admistrador
e outro para o usuário normal e tenho um id para o mesmo, eu posso fazer isso normalmente ou é errado…?

3 Respostas

evandroshx

cara, isto está errado. Em primeiro lugar vc nunca tem duas chaves primárias em uma tabela, vc pode ter uma chave primária “composta” com mais de um atributo, isso pode.

Quanto a sua dúvida, crie uma tabela usuário que tenha como chave primária os atributos Id e Tipo exemplo:

Id Tipo
0001 ADM // esse usuário é um administrador
0002 ADM
0001 EMP // esse usuário é empregado
0002 EMP
0001 GER // esse é um gerente

dessa forma, a chave primária incluirá estes dois atributos que não poderão se repetir. Por exemplo, não poderei ter outro usuário de Id = 0001 e Tipo = ADM.

Procure ler mais materiais sobre relacionamentos e banco de dados ok.

Flw.

edymrex

Ok, cara o que eu estou fazendo e criar um tabela usuários e uma tabla administrador e colaborador e colocando uma chave primaria de usuários
dentro da tabela administrador e colaborador assim os usuários podem ser diversos colaboradores e diversos administradores tah certo cara…?

evandroshx

Puppets,

agora entendi o que vc está fazendo. Está certo sim, mas a chave primária do usuário pode ser (e é recomendado que seja) uma chave estrangeira nas tabelas administrador e colaborador. Aí sim, cada uma delas tem sua chave primária própria.

Se é isto que vc está fazendo está correto sim blz.

Abraço.

Criado 12 de setembro de 2007
Ultima resposta 12 de set. de 2007
Respostas 3
Participantes 2