Checar se o RadioButton esta selecionado - [RESOLVIDO]

Ola caros programadores estou fazendo uma aplicaão onde se tem um cadastro de usuários e o tipo dos usuários foi colocado em radio buttons que por sua vez estão em um button group. Mas a minha dúvida é como saber qual deles esta selecionado, não tenho muita pratica com esse tipo de objeto grafico e por isso peço desculpa se esta pergunta for redundante, uma vez que ao pesquisar no forúm só achei a dúvida respondida em javascript. Gostaria ainda, se possível que alguem publicasse um exemplo simples de como resolver isso.

Muito obrigado pela atenção.

Att.: Raytek.

Há duas maneiras:

  1. esse irá pegar no evento da seleção

radiobutton.getSelectedCheckbox();

  1. esse você testa qual foi selecionado no seu grupo
boolean radio;
radio =  radiobutton.isSelected();
radiobutton.setSelected(b); 

ai você verifica:

if(radio == true) { //selecionado }
else { //nullo }

Muito obrigado caro colega duncionou direitinho, só não entendi a funcionalidade deste trecho [quote]radiobutton.setSelected(b);[/quote]. Pra que ele serve? Eu o omiti mo meu código e mesmo assim funcionou.

para saber se está selecionado:

radioButton.isSelected();

ai terás que adaptar conforme sua aplicação.
o metodo isSelected() é que lhe retornará se ele está selecionado ou não(true/false)…
veja a documentação!

1 curtida

O método setSelected(); recebe com parâmetro um valor boolean, sendo true para selecionar o JRadioButton e false para remover a seleção.

:thumbup:

O método setSelected(); recebe com parâmetro um valor boolean, sendo true para selecionar o JRadioButton e false para remover a seleção.

:thumbup:
[/quote]

Obrigado por responder estava imaginando que fosse algo assim.

Muito obrigado a todos pela ajuda. Acho que este tópico pode então se dar por encerrado.