CheckBox, RadioButton e MySQL

Olá, pessoal, gostaria de saber uma coisa: queria que os dados de uma coluna (mysql, com tipo de dados boolean) estivesse vinculado a um jcheckbox ou a um jradiobutton. como faço isso??? estou usando o netbeans e estabeleço a conexão com o banco de dados por meio do próprio netbeans, pelo esquema de “beans” do próprio ide… alguém sabe como posso fazer essa vinculação??? obrigado…

Não sei o que está tentando fazer, seja mais específico.

Usa o conceito de encapsulamento. Assim você pode manipular os dados para onde quiser.

O que eu quero fazer é mais ou menos assim: tenho uma tabela no mysql, chamada “pessoa”, e, nessa tabela, alguns campos booleanos. Quero inserir dados nesses campos através de um checkbox ou um radiobutton… Mas você falou sobre o encapsulamento… como faço o encapsulamento??? Obrigado…

O que você está utilizando para fazer a persistencia com o banco de dados?

O conceito de encapsulamento é o seguinte; vou falar de modo que você possa entender.
Digamos que você criou uma classe com seus atributos.

public class SuaClasse{ int atributo1; String atributo2; boolean atributo3; }

Ok?
Quando você cria um objeto do tipo SuaClasse e dá valores para os seus atributos, você têm um objeto do tipo SuaClasse com seus dados encapsuladas, ou seja, você pode extrair futuramente valores ou caracteristicas individuais desse objeto. Por exemplo: se você quiser somente o valor do atributo1, você instancia o objeto e extrai o que tem lá.

Seguindo isso você pode fazer isso no seu problema. Cria o objeto que você quer eextrai o valor para inserir no banco de dados. Lembrando que o valor a ser inserido no MySQL para boleano pode ser 0 ou 1.

Se você estiver usando hibernate, ele mesmo cuida disso, caso contrario você terá que tratar o que está mandando para o banco.