Checkbox

Pessoal,

Eu tenho um pagina Jsp que recebe alguns parametros de uma pagina html nessa pagina html tem alguns checkboxes, o problema e que se eles nao estiverem “ticados” quando for invocado a pagina jsp e levantado uma excecao: nullPointer, para resolver isso eu coloquei em um bloco try o request do checkbox. Existiria uma outra solucao ao try? Pois haverá muitos checkboxes e pelo que sei o comando try consome muito recurso.

Obrigado

Ate mais…

…tem um parametro da tag checkbox q especifica q ele esta checkado ou nao por default, é o parametro “checked”… ai ficaria algo como:

<input type=checkbox checked>

…ve se isso resolve teu nullPointerException!

Resolve o nullPointer mas atrapalha a logica, pois dependendo se ticado ou nao o sistema executa um metodo, e se eu colocar a tag checked o checkbox sempre estara ticado.

Valeu !!!

Ate mais…

…e se vc tentasse inverter a condição? como:

if !(checkbox) {

//chama o metodo se checkbox esta checkado

} else {

//chama o metodo se checkbox NAO esta checkado

}

Eu encontrei uma outra solucao antes de chamar a pagina jsp eu faco um teste com javascript, ai sim chamo a jsp…talvez nao seja a melhor solucao mas esta funcionando. :wink:

Valeu!!!

Poste ai sua solução em código. só pra constar =)

Ps: não esqueça do BBCode “[ code ]”

Obrigado ateh mais!

Pessoal o que fiz é meio confuso eu precisa resolver isso ontem e fiz uma “gambiarra” entao se eu postar tudo vai ficar meio confuso, mas eu fiz algo assim, eu checo com javascript qual checbox esta ticado e guardo em um <input type"hidden"> ai quando eu chamo a jsp faco um request nele e dependendo do seu valor chamo um determinado metodo.

Se nao for aproveitar muito eu gostaria se saber onde eu consigo material sobre tecnicas adequadas de programacao, um exemplo estou desenvolvendo um site que autentica o usuario,
na pagina index.html tenho a tela de login, se autorizado ele tem acesso as demais paginas, um problema se o usuario souber o endereco da pagina “apos” o login ele acessa sem ser autenticado.
Eu resolvi isso colocando em todas as pg um pageContext.get…SESSION_SCOPE que foi setado no login, mas eu acredito que existam maneiras mais adequadas.

Valeu !

Ate mais…

[quote=“marceloedrei”]Pessoal o que fiz é meio confuso eu precisa resolver isso ontem e fiz uma “gambiarra” entao se eu postar tudo vai ficar meio confuso, mas eu fiz algo assim, eu checo com javascript qual checbox esta ticado e guardo em um <input type"hidden"> ai quando eu chamo a jsp faco um request nele e dependendo do seu valor chamo um determinado metodo.

Se nao for aproveitar muito eu gostaria se saber onde eu consigo material sobre tecnicas adequadas de programacao, um exemplo estou desenvolvendo um site que autentica o usuario,
na pagina index.html tenho a tela de login, se autorizado ele tem acesso as demais paginas, um problema se o usuario souber o endereco da pagina “apos” o login ele acessa sem ser autenticado.
Eu resolvi isso colocando em todas as pg um pageContext.get…SESSION_SCOPE que foi setado no login, mas eu acredito que existam maneiras mais adequadas.

Valeu !

Ate mais…[/quote]

Cara é a combinação perfeita, HTMl e JS…Vc evita do servidor ficar fazendo checagens atoa…

Aqui no PJ tem vários tutoriais, mas tem também espalhado pela net, em sua maioria em sites gringos.Mas um aprocura no google acha-se bem rápido.
No caso desse sistema acima, o ideal é usar beans jsp e html…Sò jsp funciona , mas não é o ideal!!!
OBS: a senha assim como nesse forum que estamos , lembre-se de usar criptografia quando for salvas-las no BD.

Voce diz criptografar a senha durante o caminho cliente/servidor ou armazena-las criptografadas?

Nao cheguei a ler nada sobre isso ainda, voce tem algum exemplo, dica por onde comecar?

Ate mais…

[quote=“marceloedrei”]Voce diz criptografar a senha durante o caminho cliente/servidor ou armazena-las criptografadas?

Nao cheguei a ler nada sobre isso ainda, voce tem algum exemplo, dica por onde comecar?

Ate mais…[/quote]

Olha vc pode salvar ela como foi escrita,dependendo do sistema pode até ser , mas o ideal é fazer a classe que criptografa e descriptografa…Tem em alguns livros

http://java.sun.com/j2se/1.4.2/docs/guide/security/CryptoSpec.html#MDEx

na documentação também, mas se achar mais coisas te passo…

Conciste mais ou mesno assim um exemplo bem chulo:

QUando a senha for ser salva no BD ele passa pela criptografia
tipo a=#, b=¨,c=),e=@…
quando for solicitada faz o caminho inverso…

Depois pesquiso mais