Checked e Unchecked Expection

16 respostas
M

Bom dia moçada tudo bem?

Estou com dificuldades em entender sobre checked e unchecked exception pois estou estudando java basico e ai eu ja consegui tratar excessoes neste estilo aqui ó

package exception;

import java.util.Scanner;

public class Principal {

/*
	 * essa classe é o metodo principal
	 * nela pego os 2 valores int
	 * e chamo metodo divide da classe Divide
	 */

public static void main(String[] args) throws Excessao {

Scanner input = new Scanner(System.in);

int num1 = input.nextInt();
		int num2 = input.nextInt();

Divide.divide(num1, num2);

}
}

class Divide {

/*
	 * esta classe é para realizar a divisão
	 * fiz um metodo aonde entra com 2 valores e o metodo faz verificacao
	 * se o denominador que é o b for igual a zero lança excessao
	 * se nao imprime na tela o valor da divisao de inteiros
	 */

public static void divide(int a, int b) throws Excessao { //digo que existe essa excessao para a classe

try {
			if (b == 0) {
				throw new Excessao(); //lanço a classse excessao
			}
			System.out.println((a / b));

} catch (Excessao e) {
			System.out.println(e.getMessage()); //jogo na tela a mensagem de erro da classe
		}
	}

}

class Excessao extends Exception {

/*
	 * criei a classe excessao
	 * efetuei sobrecarga no metodo getmessage atraves da palavra @Override
	 * criei uma string mensagem constante e somente visiavel a classe
	 */

private final String mensagem = "Divisão de numeros inválida";

@Override
	public String getMessage() {
		return mensagem;
	}

}

Este codigo acima criei so pra ajudar uns amigos de classe a entenderem melhor

Mas voltando a checked e unchecked exception so que uma deriva de runtimeexception e a outra de exception…

Alguem poderia me ajudar a compreender por favor…

Valeu

16 Respostas

nel