Olá pessoal, demorou mas consegui.
Fiz minha prova sexta-feira passada (dia 15) e consegui os seguintes resultados:
Declarations, Initialization and Scoping 100%
Flow Control 90%
API Contents 85%
Concurrency 80%
OO Concepts 80%
Colletions/Generics 100%
Fundamentals 88%
Gostaria de agradecer a todos que já me ajudaram aqui no fórum e as pessoas que sem saber que me ajudaram também (outros tópicos não abertos por mim).
Meu relato de estudo é um pouco diferente do pessoal que já postou por aqui. Trabalho com C# a mais ou menos 3 anos e meio em uma empresa e estudo Java desde a graduação. O meu contato com a linguagem é em um projeto que desenvolvo pro Centro Paula Souza e também como professor na mesma instituição.
Li 2 vezes o famoso livro “Certificação sun para Programador Java 5” dos autores Kathy Sierra e Bert Bates em português, o que me deu um certo receio, pois fiz a prova referente a Java 6 em Inglês. Realizei apenas 3 simulados antes da prova (1 do mesmo livro para Java 6 onde obtive exatos 65% e 2 do Whizlabs onde obtive 70% e 73%), o que me deixo com mais medo ainda.
A prova em si achei mais fácil que o simulado (motivo do score). Caíram umas 6 questões de Drag n’Drop que na minha opinião não foram as mais difíceis. Para não ir contra as mais difíceis são as de concorrência, Collection e Generics. Uma questão que achei bastante interessante foi uma que mostrava um código pré java 5 onde não existia Generics e pedia para maracar as opções de mudança de código que seriam necessárias para migrar o código para Java 6 utilizando generics, o que não vi em nenhum simulado.
Bom…acho que é isto. Boa sorte para quem estiver estudando para a prova e obrigado a todos novamente.
Abraços