Chips de Operadoras - Dúvida

Todo mundo sabe que os números disponibilizados já foram utilizados por alguém em algum momento, mas gostaria de saber, como fica a questão da segurança? Isso pode interferir grandemente em algo? Porque nada é feito sobre isso?

Está muito vago. Que questão de segurança?

Abraço.

Vários números são linkados em aplicativos, como banco, redes sociais e etc… se alguém não atualizar o número e o número ja estiver com outra pessoa, isso não é perigoso?

1 curtida

Sim, esse tipo de coisa pode ser perigoso.

Mas note que esse não é um problema só da operadora, mas sim de quem desenvolve esses aplicativos também. O reuso de números já existe há um bom tempo, muito antes de aplicativos usarem o número como autenticação.

Note também que serviços que usam números geralmente o utilizam como uma segunda forma de autenticação, a fim de complementar a segurança. Depender exclusivamente do número traz riscos imensos. Por exemplo, para os aplicativos bancários, você ainda precisa de seu número de conta e senha (e senha do cartão, em alguns casos) para realizar transações no aplicativo. Só ter em mãos o aparelho que foi habilitado para operações não é suficiente.

Outro ponto é que, no geral, as pessoas não ligam tanto para a segurança, a não ser que sejam afetadas diretamente (ex: por golpes). Se você usa um aplicativo com dados sensíveis (ex: app de banco), precisa entender que parte da responsabilidade também é sua (não só do banco e da operadora de celular) e tomar algumas medidas para mitigar esses riscos (ex: bloquear o número ao perder ou ter o celular roubado).

Em resumo, esse é mais um caso em que a segurança perde para a comodidade. As pessoas preferem comodidade de ter tudo na mão, ao custo de um pequeno aumento nos riscos de segurança.

Na sua opinião, qual seria uma outra solução para essa situação?

Abraço.