Olá pessoal terminei o terceiro ano e a duvida bateu, Ciêcia da Computação ou Engenharia Da Computação?! Durante o ultimo ano acabei gostando mais ainda de programação quando conheci o java antes bricava em alguns joguinhos com action script, agora tenho que decidir, quando procurei saber na internet a diferença entre as duas, quase sempre encontrei respostas como cc = software; Ec = hardware; até me disseram para olhar a matriz curricular dos cursos pra poder observar a diferença, mas me surpreendi porque não batia com o que eu havia percebido até então na faculdade de Engenharia Da Computação tem matérias como Engenharia De Software IV enquanto que na faculdade de ciência da computação só vai até a dois, além disso o curso de Engenharia Da Computação tem matérias como programação para web II, Inteligência Artificial II, mas também tem matérias de eletronica que eu acho que vou gostar também.
Mas o que ainda está ajudando a permanecer a duvida é o fato do curso de Ciêcia da Computação ser em uma faculdade federal e o de engenharia em uma privada.
Ciêcia da Computação ou Engenharia Da Computação
6 Respostas
Olá pessoal terminei o terceiro ano e a duvida bateu, Ciêcia da Computação ou Engenharia Da Computação?! Durante o ultimo ano acabei gostando mais ainda de programação quando conheci o java antes bricava em alguns joguinhos com action script, agora tenho que decidir, quando procurei saber na internet a diferença entre as duas, quase sempre encontrei respostas como cc = software; Ec = hardware; até me disseram para olhar a matriz curricular dos cursos pra poder observar a diferença, mas me surpreendi porque não batia com o que eu havia percebido até então na faculdade de Engenharia Da Computação tem matérias como Engenharia De Software IV enquanto que na faculdade de ciência da computação só vai até a dois, além disso o curso de Engenharia Da Computação tem matérias como programação para web II, Inteligência Artificial II, mas também tem matérias de eletronica que eu acho que vou gostar também.
Mas o que ainda está ajudando a permanecer a duvida é o fato do curso de Ciêcia da Computação ser em uma faculdade federal e o de engenharia em uma privada.
Se o seu negócio é programação, tanto faz uma quanto a outra. Nesse caso, o critério que eu usaria seria a qualidade da instituição de ensino. De maneira geral, as federais são universidades melhores, mas existem ótimas faculdades particulares também, como a PUC. Agora, se a particular for uma uniesquina da vida, vá para a federal.
Isso é o que me deixa com mais duvida ainda, esses dias participei de um curso do governo de programação pra web, tinha cara que fazia ciências da computação na federal, e não sabia fazer uma classe e estava no 3º periodo.
Se você gosta de software, fica na Ciência. A engenharia costuma a focar mais em firmware.
Entretanto, é difícil afirmar categoricamente sem você postar o link das ementas das duas faculdades.
Aqui vai o curso da universidade privada, engenharia da computação:
Aqui o da federal, ciências da computação:
http://www.uffs.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1229&Itemid=165
esse tem que fazer download do pdf.
Se quiserem da uma olhada, vocês que sabem exatamente o que cada matéria quer dizer haha =]
Agradeço muito se puderem me ajudar já passei na privada e na federal vou passar concerteza acertei 134 questões no enem e o curso não é nada concorrido, agradeço desde já.
É o que falei. Observe que o currículo de engenharia tem matéria como Eletrônica Digital I e II, Circuitos Elétricos, Arquitetura de Computadores, Telecomunicações. Pode esperar um curso mais perto do hardware, embora nesse em específico haja realmente várias matérias de software.
Já o de ciência é bem puxado para pesquisa na área de informática, com matérias como compiladores, teoria dos grafos, etc…
Sinceramente, a ementa dos dois cursos é boa. Não creio que você vá se frustrar em nenhum deles. Faça vestibular para os dois e leve outros fatores em consideração como:
- Facilidade de ir até a faculdade;
- Facilidade de pagar;
- Horário das aulas;
E, se possível, visite os dois campus. É uma boa conhecer a estrutura das universidades.
Hmm, a estrutura das duas é muito boa mas o curso de engenharia é em outra cidade, acho que vai ser ciência da computação, mesmo eu tendo acesso a ementa dos cursos é dificil pra min dizer se ela é boa ou ruim, obrigado.