estou para entrar na faculdade no próximo ano, e queria saber qual a Diferença entre o curso de Ciência e Sistema? E qual dos cursos é tará + vantagem para o aluno em sua vida profissional? E por fim, se alguém puder me ajudar, poius estou procurando as respostas de minhas perguntas na net, e até agora não a encontrei!
É aconselhavél para um pessoa que teve certa dificuldade em Matemática no Ensino Médio, fazer Ciência da Computação?
Mas falando sério, resumindo, Sistemas de Informação é voltado mais à análise de sistemas, administração, sistemas de comunicação, em quanto que Ciência é voltado mais às técnicas científicas de desenvolvimento (ou não), baseados em teorias, enunciados, e essas coisinhas mais técnicas. Em tese, em ciência tu vê tudo, mas não te aprofunda em praticamente nada.
Posso estar errado, mas na prática, nunca vi um profissional de informática sair de uma faculdade fazendo o que ela se propõe a ensinar.
Todos os profissionais que eu conheço se aprofundam naquilo que já faziam antes da faculdade ou que começaram a fazer neste meio tempo,
mas o conhecimento é, na maioria das vezes, adquirido fora da faculdade.
Há um tempo atrás eu até indicaria um curso ou outro, mas hoje eu dia eu acho que tanto faz, desde que seja na área de informática.
O que vc quer ser quando crescer? Programador? Técnico? DBA? Faz um curso específico disso e seja feliz. Arrume uma faculdade para ter
diploma e poder fazer especializações.
Tentar falar disso pra quem está ou vai fazer faculdade é arrumar briga, mas depois de um tempo no mercado eles concordam.
[quote=marciosantri]Posso estar errado, mas na prática, nunca vi um profissional de informática sair de uma faculdade fazendo o que ela se propõe a ensinar.
Todos os profissionais que eu conheço se aprofundam naquilo que já faziam antes da faculdade ou que começaram a fazer neste meio tempo,
Há um tempo atrás eu até indicaria um curso ou outro, mas hoje eu dia eu acho que tanto faz, desde que seja na área de informática.
O que vc quer ser quando crescer? Programador? Técnico? DBA? Faz um curso específico disso e seja feliz. Arrume uma faculdade para ter
Tentar falar disso pra quem está ou vai fazer faculdade é arrumar briga, mas depois de um tempo no mercado eles concordam.[/quote]
concordo, Meu pensamento antes de entra na faculdade era so CC dae entrei num fiquei 1 semestre e mudei para sistema de informação, mais varia tb de faculdade para faculdade… na faculdade e tudo muito avulso de tudo um pouquinho, dae tu pega o diploma ve qual area vc mais se identifica e queira seguir e mete a cara a estudar e pega algumas cartificações etc…
[quote=marciosantri]Posso estar errado, mas na prática, nunca vi um profissional de informática sair de uma faculdade fazendo o que ela se propõe a ensinar.
Tentar falar disso pra quem está ou vai fazer faculdade é arrumar briga, mas depois de um tempo no mercado eles concordam.[/quote]
marcio vc falou t udo cara… eu sou aluno de Sistemas de informação… to satisfeito com o curso… e o que aprendi durante esses tres anos? apenas ver as coisas de forma diferente e saber diferenciar o superior do técnico e conhecer mestres, doutores ouvir dicas de quem tem experiencia… nao posso dizer que o curso nao contribuiu na minha carreira profissional. Mas assim é tudo que o marcio falou… quem faz o curso é vc… e sua carreira tb, nao ache que vc entrando na melhor faculdade do seu estado ou do Brasil que vc vai sair de la "se achando " o X tudo… e talz… nao é bem assim… tudo se resume em “dedicação” eu mesmo me dedido ao meu curso de seg a seg. Todo o dia… pesquiso mercado, estudo as materias… contatos com professores… foruns… etc… mais assim se dependesse da facul ia no maximo aprender 50% q seria a a notinha de aprovacao do semestre que é no minimo 7.0.
Olha um exemplo to fazendo um curso de ingles, se eu nao ouvisse em casa as conversação do cd, nao praticasse com o espelho, e ficasse criando situações e entendo pq de cada coisa… será que quando eu terminar o curso com apenas as aulas regulares do curso vou ter segurança em participar de uma conversa? claro que nao… vou ser um aluno inseguro e o pior se eu souber o assunto…
Não se preocupe com estrutura da faculdade pq para ter o curso, no minimo é autorizado pelo mec para ele funciona e existe um pre-requisito fisico e academico. Mas veja quem são os professores e a ementa do curso… olhe os 4 anos e nao o primeiro semestre…tire xerox e leve para casa
Boa sorte na escolha!!
Ciencia Comp.: = cientista da computação
Sistemas de informação = Analista de Sistemas
concordo em partes… vocês colocaram uma situação em que… tendo reconhecimento do mec —>>> curso, faculdade tanto faz, desde que seje em informática. Não concordo plenamente com isso… acho que boas faculdades com bons professores ensinam os conceitos importantes e dão boa amplitude para o aluno aumentar seu “escopo”, repare que escopo não quer dizer conhecimento específico em um assunto, quer dizer que mesmo sem ainda ter trabalhado com algo, o aluno passa a ter uma boa visão da coisa. Concordo com os demais no aspecto que cabe ao aluno se aprofundar por fora, isso é verdade… porém … se fosse para mim descobrir sozinho tudo o que eu preciso aprender na vida e tudo o que eu preciso me desenvolver… então nunca precisaria fazer faculdade nem curso nenhum basta ter diploma da vida como nosso presidente… então… acho importante um bom curso que esteja relacionado com a tua vocação, boa faculdade e bons professores para te darem o caminho das pedras… o resto é por tua conta