Gostaria de pedir uma ajuda aos universitários (hehehe) e formados no curso de Ciência da Computação.
Para contextualizar: Durante o fundamental ate o o final do EM eu botei no pensamento que não seria capaz de aprender matemática, então nem tentava, sempre foquei em humanas
não porque tinha mais facilidade, mas porque preferia ler e decorar (veja bem decorar, não entender) uma matéria de humanas ao ficar horas tentado resolver exercícios de exatas.
Isso não significa que gosto muito de ler, mas na época para mim parecia mais fácil passar horas lendo do que resolvendo exercícios (nunca vou saber dizer qual realmente era o menos pior, porque como disse eu nunca tentei aprender matemática de verdade).
Quando me formei no EM nao conseguia escolher um curso, quase todos que se formaram comigo já estavam estudando e eu todo perdido. Diziam para mim faz oque você gosta
então eu logo corria para procurar um curso na área de humanas, mas não gostava de nenhum, algumas matérias (poucas) me chamavam atenção, mas trabalhar com aquilo não era algo que desejava(talvez a grande desvalorização da área pelo mercado de trabalho também me influenciou, mas não totalmente). Alguns amigos que me conheciam melhor e sabiam o tempo que eu gastava em frente ao computador me diziam faz algo relacionado a computador
e eu sempre com aquele pensamento respondia ``Melhor não, tem matemática´´. Basicamente isso continuou ate que agora eu percebo que não posso mais fugir da matemática, é uma ciência maravilhosa que permitiu ao ser humano criar coisas inimagináveis ate anos atras, obviamente agora tenho certa dificuldade para utiliza-la pois nao a aprendi quando todos aprendiam, mas estou disposto a trabalhar nesse defeito.
Agora resumidamente (ja escrevi demais hehe) pretendo fazer Sistemas de informaçao, mas existem duas grandes faculdades (UEM e UEL) que pretendo fazer o vestibular, mas não tem o curso de SI, mas possuem Ciência da computação. A duvida é se vale a pena prestar para alguma (ou as duas) ou tentar apenas faculdades que possuam SI e deixar de lado CC ?
Segue a grade curricular de ambas:
UEL : http://www.uel.br/prograd/catalogo-cursos/catalogo_2015/organizacao_curricular/computacao.pdf
UEM : http://portal.nead.uem.br/cursos/graduacao/cco.pdf
Ja pesquisei muito sobre ambos os cursos (SI x CC) e a importância da mat na computação, não quero fugir dela, mas muitos dizem que os cursos de CC tem muitas matérias imuteis, que provavelmente não serão usadas por muitos (não quero me tornar pesquisador, nem lecionar). A duvida é a seguinte qual das duas grades possuem menos matérias inúteis? Qual das duas é mais fácil para se formar? Tenho uma leve queda pela Uel porque vi que la o curso é 4 anos, mas isso pode ser prejudicial vendo que o curso da UEM é 5 ? Enfim qual seria a melhor escolha para um cara como eu, que quer cursar uma área de exatas, mas não tem grande afinidade com a mat (apesar de não a odiar e querer aprende-la) e nao gostaria que demorar mais anos do que o esperado para terminar a faculdade.
A proposito inicialmente gostaria de trabalhar com programaçao.
Obrigado aos que leram.
Obs: Nao quis desmerecer a área de humanas, pela qual tenho enorme admiração, mas é inegável a desvalorização sofrida pela mesma, os salários são baixos para a maioria. Quanto a comparação exatas x humanas, quando falo que humanas era mais fácil, não me refiro a matéria em si, mas sim como minha escola a ensinava e cobrava nas provas em relação a exatas (que tinha provas muito mais complexas).