Ciência da computação ou engenharia de produção

Oi, estou com uma dúvida muito grande e agradeceria se alguém me desse uma luz. Faço o curso de Engenharia de Produção e faltam dois anos pra terminar o curso. Porém paguei programação de computadores no curso e godtei. Por tal razão estou pensando em largar produção e fazer ciência da computação. Vocês acham melhor migrar pra outra faculdade por ter curtido mais materia de computação ou terminar Eng de produção e depois fazer uma pós em ciência da computação?

Eu terminaria e faria pós, se são essas as opções.

Faculdade de computação vai te ensinar muito pouco. Começa a estudar por conta própria que você consegue emprego na área. Faz estágio, tira certificação, vai atrás, vai render muito mais do que parar e fazer outra facul.

Obrigada pela resposta. Mas no curso de ciência da computação eu não poderia conhecer outros assuntos que poderiam me interessar como eu gostei de java?

Cara, faz isso não. Você teria “desperdiçado” dois anos da sua vida. O que você pode fazer é estudar Java por fora! Eu investiria nos cursinhos da Alura (sério, experiência própria: VALE MUITO A PENA!) e ver se é realmente o que você quer :smiley:

Obrigada pelo conselho

Oi @Juliana_medeiros1.

Me pergunto se você não está desapontada com o curso de eng. de produção para cogitar largar a graduação e começar em uma nova que é, razoavelmente, distinta da sua. Posso afirmar que você verá inúmeras disciplinas que vão bem além de programação. Esta é apenas uma entre tantas outras que você vai precisar concluir para se formar em Ciência da Computação.

Dependendo a grade curricular do curso, sistemas distribuídos, inteligência artificial, compiladores, linguagens formais e máquinas, matemática discreta, banco de dados e afins. O que estou dizendo é que, em um cenário muito ruim, programação, propriamente dito, pode vir a ser a única disciplina que a interesse.

Ao contrário de que foi dito, eu entendo que um curso de Ciência da Computação pode sim agregar muito conhecimento, principalmente se cursado em uma universidade de qualidade e respeito. A questão toda aqui é qual caminho você deseja seguir.

Minha sugestão é avaliar com calma e cuidar para não tomar uma decisão baseada em uma única disciplina que lhe trouxe empolgação. Avalie qual mercado de trabalho quer seguir, profissão exercer e etc e, aí sim, tome uma decisão.

De qualquer modo, o fato de estar cursando Eng. de Produção não a impede em nada de estudar programação, algoritmos e etc. Quem sabe surgem novas ideias para a própria área de Eng. de Produção, não é verdade?

Sugiro meditar sobra sua escolha e, literalmente, escrever os prós e contras de cada cenário, colocando um “peso” sobre cada item e, ao fim, tomar sua decisão.

Um abraço e boa sorte.

Obrigada pela resposta. Então, eu acho até legalzinho pagar as matérias de engenharia de produção, só que quando eu olho as vagas de trabalho para a pessoa que se forma no curso acho as atividades a serem exercidas chatas que com certeza eu não gostaria de fazer, acho chato o que o engenheiro de produção faz. Por esse motivo, pensei em tentar ir pela disciplina que eu gostei que foi Java.

Se está decidida, larga. Migra pra alguma graduação de informática que não seja longa, como Analise de Sistemas. Aproveite esses dois anos pra viver o que você realmente quer. Mas não se iluda, o foco de qualquer faculdade não é a prática.

2 curtidas

Poderia optar por fazer Analise e desenvolvimento de sistemas, no caso seria um tecnólogo e teria o tempo de 2 anos. (praticamente terminaria no mesmo tempo que a sua faculdade atual).

Mas infelizmente não vai aprender muita coisa na faculdade, aprenderá mais na pratica e por fora (experiencia que eu tive), digamos que a faculdade é apenas para tirar diploma e fazer com que seu curriculum tenha um peso a mais, uma vez que a maioria das empresas pedem uma graduação e etc.

2 curtidas

Exatamente o que @Rosmano falou, além da base teórica, importante vai ser conseguir o diploma na área, muitas empresas pagam menos por nao ter graduacao ou pós na área. Em paralelo continue fazendo cursos para se preparar para o mercado e já corre atrás de estágio.

Esse cara é marketeiro da Alura.

Não, não sou. Só que se eu posso indicar um investimento que, por experiencia, vale a pena, eu vou indicar. Melhor do que ficar indicando coisa meia boca e fazendo surgir os @Man_Hobby da vida.

E a vida, tá boa?

Tá tranquilo e favorável. Fora o @Java.Hacker que humilha até o salário do nosso futuro Bolsonaro.

@javaflex,

O foco de até das melhores instituições de ensino superior como Unicamp, USP e Pontifícia Universidade Católica do Paraná não é a prática?

Porque o foco não é a prática?

Por favor, fale o máximo possível de detalhes sobre isso.

Faculdade tem prática, mas está focada na teoria sempre.

1 curtida

é mais facil vc se formar em engenharia de produção e usar o que vc aprendeu + o tanto de programação q vc pode aprender autodidata e conseguir um emprego

do que o contrario.

faculdade é bom, mas depois de um tempo vc não aguenta mais ter aula.

E assim surgiu a Microsoft/Facebook kkkk

@peczenyj,

Você sabe responder se é verdade que o foco de até das melhores instituições de ensino superior como Unicamp, USP e Pontifícia Universidade Católica do Paraná não é a prática?

Porque o foco não é a prática?

Por favor, fale o máximo possível de detalhes sobre isso.

Teoria servirá como base para qualquer prática, não fecha a mente para XYZ. Imagina se na minha época a universidade fosse focada em ensinar ferramentas como Visual Basic e Delphi só para atender o mercado da época? Quem se limitou a esse cenário está até hoje viciado ao estilo desktop de programar.

Me estranharia se as melhores universidades fossem o contrário.

1 curtida

@javaflex,

O foco de até qualquer curso tecnólogo de informática também não é a prática?