Ciencia da Computação ou Sistemas de Informação

Olá pessoal tudo bom? Estou pra entrar na faculdade ano que vem, mas ainda não consegui me decidir o que fazer… Já passei no vestibular nos dois cursos, mas não sei para qual entrar. Na minha cidade só tem disponível Sistemas de Informação que pelo que andei pesquisando é mais para a área de administração, já na cidade vizinha tem Ciência da Computação que é mais programação pelo que andei pesquisando e eu estaria pensando em mudar de cidade caso eu fosse fazer essa segunda, o problema é que eu queria saber qual delas se encaixa mais para se tornar um desenvolvedor de apps e jogos que seria o que eu gostaria de fazer mais pra frente(nem se não for formalmente). Pesquisei muito, mas não achei nenhuma resposta muito boa para a minha dúvida. Se este não for o local correto para a pergunta peço desculpas.

Sistemas de Informação não é para área de administração.

Sistemas de informação, fica mais focado em negocio e processos.
Ciência da computação é mais focado em desenvolver as ferramentas para o pessoal da SI.
Ambos lidam com programação.
eu fiz ciência da computação por 2 anos e meio. Eu vi matérias de peso como calculo, geometria euclidiana, álgebra linear, teoria dos números, além de compiladores, grafos, estrutura de dados, e entre outras, além de uma das disciplinas que posso dizer ser a mais interessante no curso: Linguagens formais e sistemas autômatos (LFA).

Qualquer uma das que fizer, se fizer bem feito e tiver interesse vai te dar suporte pra desenvolver apps ou jogos. Vai depender mais do seu empenho, no momento do desenvolvimento, em estudar as melhores soluções para os problemas que encontrar. O estudo é constante, mesmo de pois de formado.

No meu caso eu gostei muito de ciencia da computação, pois explorava uma área que adoro: a relação entre números, lógica e linguagem.

tudo vai depender do seu foco. se gosta de matemática pesada, pega ciência da computação se não, pega SI.

São focos diferentes… depende do seu perfil… =/

Se quiser desenvolver jogos a sério, Ciências da Computação é mais indicado.

Tudo vai depender também da grade curricular de cada faculdade. Alguns cursos de SI são quase tão abrangentes quanto Ciência. Eu só não recomendaria que você pegasse um curso com ênfase muito forte em analise de sistemas e com pouca programação.

Com os métodos ágeis, o profissional “só analista” tende a ficar cada vez mais raro.

Tudo depende da ênfase mesmo como o viny disse. Fiz SI (mas não indico) e achei o meu bem técnico, aprendi algoritmos de ordenação (*sort), busca binária, estruturas de dados, teoria de bancos relacionais, programação, linguagens formais, compiladores etc. Na grade não tive algebra linear e física.

Não há voltas a dar, esse curso no fim das contas, mesmo tendo coisas técnicas, é voltado pra engenharia de software e processos, e este não é meu perfil, pois sou mais técnico. Tive que com o tempo buscar por conta própria conhecimentos extras de ciência da computação, e assim ad aeternum.

Resumindo eu sempre indico CC over SI com ênfase em processos. Como o viny também disse e IMHO, eu não curto (mas respeito) essa ideia de “Analista <qualquer coisa aqui>”, GP que não sabe oq é um merge e afins :stuck_out_tongue:

Pq na boa, tá chovendo gente que termina SI, pergunta no GUJ como faz pra ser GP, faz estágio, vira “analista junior” e com 1 ano e 6 meses vira “GP” como num passe de mágica. É cada uma…rs

Um problema que vejo nos cursos voltados a gestão é que uma empresa dificilmente vai contratar gestores recém formados. Gestão parte do pressuposto que a pessoa tem experiência e que ganhou a confiança da empresa. Então, pode levar muito tempo até você aproveitar de fato na prática o conhecimento que obteve. A menos que a empresa seja sua, ou da sua família, isso dificilmente será verdade nos primeiros empregos.

Não é a toa que MBAs são tão fortes em níveis de especialização. Muito mais até do que em graduações. Várias pessoas formadas com ênfase técnica acabam evoluindo para a área de gestão, e aí buscam cursos desse tipo.

Particularmente, eu compartilho da opinião do leandrosp. Um curso mais forte em codificação costuma a abrir mais oportunidades no início da carreira. Em 18 anos de profissão, não há uma matéria sequer de CC que não tenha sido importante em minha carreira. Mesmo as mais esdruxulas, como compiladores, estruturas de dados ou álgebra linear acabaram pintando em algum momento.

Hoje sinto falta da parte de gestão, mas teria sido bem difícil chegar até aqui sem todo o arcabouço técnico anterior.

Dou muito mais crédito a um gestor/manager/arquiteto que trilhou uma carreira técnica de vários anos do que quem buscou cargos como esse pq ouviu dizer que “dá dinheiro”.

Não desmerecendo ninguém não-tão-técnico (não são todos os casos), mas infelizmente existem GP’s sem noção que não dá pra ter nem um bate-papo técnico à altura. E pior, algumas empresas só contratam manager que tenha MBA e um monte de certificação sopa de letrinhas mas…na real…projeto a sério, pegando fogo, só gente com bagagem nas costas vai salvar.

Por outro lado vejo também muitas empresas que, ao contratar um head pro projeto, dão preferência a uma pessoa muito mais técnica ao invés de um CV cheio de sopa de letrinhas relacionadas a processos :smiley:

Desenvolvedor de jogos ? faça Física em uma Federal, estude Inglês e faça pós no exterior, programação é fácil de aprender, já física de jogos não. A cereja do bolo esta no desenvolvimento das Engines: Frostbite, CryEngine, IW Engine, e as 2D para mobile…

Se desistir de ser desenvolvedor jogos, ainda poderá usar seu diploma como físico para trabalhar com TI.

Por que não faz logo um curso voltado para desenvolvimento de games? http://www.pucsp.br/graduacao/superior-de-tecnologia-em-jogos-digitais

Ou, faça CC e paralelamente cursos profissionalizantes de desenvolvimento de games.