Ciencia da computação - são paulo, onde cursar?

Estou me mudando para são paulo, para começar o ensino superior, mas não tenho muita ideia de onde cursar.
Vi que o curso da USP é excelente, mas a prova da usp é bem dificil, tem grandes chances de eu não passar(mas vou tentar), e eu não posso ficar vegetando 1 ano tentando passar no vestibular.
Também vi os cursos da Anhembi morumbi, Mackenzie e Senac, mas de todos estes os cursos custam mais de mil reais, isso é… muito… sera que compença financiar uma dessas pelos programas do governo, ou ir para uma mais barata? se não, qual mais barata vocês recomendam?

Kinaite
Não é uma pergunta com resposta pronta porque há muitas variáveis envolvidas. Mas vamos esclarecer alguns pontos:

• por que você escolheu Ciência da Computação? Que outras opções você avaliou e descartou?
  • está vindo para a cidade de São Paulo ou alguma próxima?
  • por que está vindo para essa cidade?
  • só servem cursos na capital?
  • se for pagar, quando você é capaz de custear?
  • colocou os outros custos na conta (moradia, alimentação, transporte, lazer)?

Veja que há outras opções, como a Fatec (mais fácil de entrar que uma USP, por exemplo). Também, dependendo dos seus objetivos, Ciência da Computação pode não ser a melhor escolha. Leve em consideração que, independente da instituição, o curso de Ciência da Computação costuma mesmo ser caro. Se for escolher só pelo preço, pode acabar pagando caro pela falta de qualidade da instituição.

Quando aos programas do governo (como FIES), acho que o maior problema é ficar devendo pro governo (ou seja, é basicamente um empréstimo). É claro, varia de pessoa para pessoa, mas eu não sou muito adepto desse tipo de coisa. Mas pode ser uma boa para quem quer começar. Note, porém, que na maioria dos cursos há uma progressão significativa nos valores das mensalidades. Cursos que começam na faixa de 900 (primeiro semestre) pode custar mais de 2000 no último, então leve isso em consideração ao escolher uma instituição privada. Uma boa poderia ser tentar uma bolsa de estudo.

Quando à cidade de São Paulo em si, acho que a maior vantagem é a quantidade e variedade de opções, em diversos níveis (seja instituições de ensino, ofertas de emprego, moradia, transporte, alimentação, lazer, etc). Mas é uma cidade complicada. Se não a conhece, acho que vale a pena fazer um “turismo” (de uma semana, por exemplo) por ela e ver como é. Um problema bastante conhecido e incômodo é o transporte público, principalmente em horários de pico (entre 6h~8h e entre 17h~20h). E não pense que estará melhor servido tendo um carro próprio.

Abraço.

[quote=Kinaite]Estou me mudando para são paulo, para começar o ensino superior, mas não tenho muita ideia de onde cursar.
Vi que o curso da USP é excelente, mas a prova da usp é bem dificil, tem grandes chances de eu não passar(mas vou tentar), e eu não posso ficar vegetando 1 ano tentando passar no vestibular.
Também vi os cursos da Anhembi morumbi, Mackenzie e Senac, mas de todos estes os cursos custam mais de mil reais, isso é… muito… sera que compença financiar uma dessas pelos programas do governo, ou ir para uma mais barata? se não, qual mais barata vocês recomendam?[/quote]

1 - Faça uma pesquisa no ENAD e MEC sobre o curso e sobre as Faculdades que pretende estudar.
2 - Veja qual delas tem melhor custo benefício ou seja não adianta pagar caríssimo sendo que a faculdade
não tem materiais bons ou então às vezes até os tem, mas os professores são muito conservadores
e só querem saber de dar bomba nos alunos com intuito de tomar mais dinheiro.
3 - Se possível converse com pessoas que já estudaram ou estudam na Faculdade, pois lhe falarão
o que pensam e o que se passa atualmente na Faculdade.

Bom no meu caso estudo na PUC, mas tem muita gente que pensa que ela é ótima,
mas pelo menos em MG, a PUC não é tão boa assim, pelo contrário, cobra caríssimo,
tem um sistema de avaliação muito rígido, com 80 pontos de prova, 10 de participação
em sala com trabalhos em grupo super difíceis e mais 10 com outros trabalhos para casa.

São duas provas de 40 pontos e os professores pesam a mão mesmo para rancar ponto.

Eu por exemplo estou pensando seriamente em sair da PUC para ir para outra Faculdade
pois me sinto prejudicado por uma faculdade que faz de tudo para tomar dinheiro dos alunos.

Bom esses são alguns temas.

[quote=TerraSkilll]Kinaite
Não é uma pergunta com resposta pronta porque há muitas variáveis envolvidas. Mas vamos esclarecer alguns pontos:

• por que você escolheu Ciência da Computação? Que outras opções você avaliou e descartou?
  • está vindo para a cidade de São Paulo ou alguma próxima?
  • por que está vindo para essa cidade?
  • só servem cursos na capital?
  • se for pagar, quando você é capaz de custear?
  • colocou os outros custos na conta (moradia, alimentação, transporte, lazer)?

Veja que há outras opções, como a Fatec (mais fácil de entrar que uma USP, por exemplo). Também, dependendo dos seus objetivos, Ciência da Computação pode não ser a melhor escolha. Leve em consideração que, independente da instituição, o curso de Ciência da Computação costuma mesmo ser caro. Se for escolher só pelo preço, pode acabar pagando caro pela falta de qualidade da instituição.

Quando aos programas do governo (como FIES), acho que o maior problema é ficar devendo pro governo (ou seja, é basicamente um empréstimo). É claro, varia de pessoa para pessoa, mas eu não sou muito adepto desse tipo de coisa. Mas pode ser uma boa para quem quer começar. Note, porém, que na maioria dos cursos há uma progressão significativa nos valores das mensalidades. Cursos que começam na faixa de 900 (primeiro semestre) pode custar mais de 2000 no último, então leve isso em consideração ao escolher uma instituição privada. Uma boa poderia ser tentar uma bolsa de estudo.

Quando à cidade de São Paulo em si, acho que a maior vantagem é a quantidade e variedade de opções, em diversos níveis (seja instituições de ensino, ofertas de emprego, moradia, transporte, alimentação, lazer, etc). Mas é uma cidade complicada. Se não a conhece, acho que vale a pena fazer um “turismo” (de uma semana, por exemplo) por ela e ver como é. Um problema bastante conhecido e incômodo é o transporte público, principalmente em horários de pico (entre 6h~8h e entre 17h~20h). E não pense que estará melhor servido tendo um carro próprio.

Abraço.[/quote]

Na verdade eu estou indo cursar Ciência da computação, por que aspiro ser um game designer, claro que se for por isso, muito provavelmente eu estaria fazendo o curso errado, ja que
para ser um desenvolvedor de jogos um curso exato não seria a coisa mais certa (Tendo em vista que geralmente os programadores não criam, só fazem baseados nas ideais de terceiros) mas acredito que esse seja o curso ideal para mim, grandes desenvolvedores e designers são programadores (Vide o Miyamoto,Chris avellone,Peter Molyneux) e outra é uma coisa que gosto de fazer, já desenvolvi vários jogos e softwares no passado (Inclusive trabalho meio periodo ajudando a desenvolver um software de controle de processos).

E na real, fazer jogos é um sonho de muitos, e é algo difícil de se conseguir algum tipo de sustento disso no brasil (mesmo com os smartphones ai) ok não é algo como querer ser jogador de futebol, mas mesmo assim é algo difícil, então acho que com o ciência da computação me da meio que um plano B, de baixo da ponte eu não fico :D.

Já São Paulo é onde eu acho que terei mais oportunidades no ramo (de Games) varias empresas de jogos (A maioria de smartphones claro, mas isso não as diminui em nada.) estão em SP, pessoas,contatos tudo é la e eu tenho família na cidade também, então custo de moradia e alimentação não é algo que preciso me preocupar (vou ficar na casa de parentes) e também vou fazer alguns cursos de arte digital e desenvolvimento de jogos (Olha que bagunça… espero não virar um cyborg).

O preço, eu posso pagar oque pedem, mas sera que realmente compensa? ficaria bem puxado para mim bancar a faculdade (Meus pais pagarão uma parte, e outra fica por minha conta) realmente tem essa diferença? tem um peso que realmente valha a pena? de qualquer modo vou fazer tudo a minha altura para entrar na USP, mas sempre há grandes chances de falhar.

#JavaDreams
è vou procurar fazer isso, ouvir a opnião de quem ja estudou na faculdade em questão parece ser bem importante.

Obrigado as respostas.

[quote=JavaDreams ]Bom no meu caso estudo na PUC, mas tem muita gente que pensa que ela é ótima,
mas pelo menos em MG, a PUC não é tão boa assim, pelo contrário, cobra caríssimo,
tem um sistema de avaliação muito rígido, com 80 pontos de prova, 10 de participação
em sala com trabalhos em grupo super difíceis e mais 10 com outros trabalhos para casa.

São duas provas de 40 pontos e os professores pesam a mão mesmo para rancar ponto. [/quote]Posso estar enganado, mas acho que a PUC é conhecida por justamente não pegar leve, exigindo bastante dos alunos. Não consigo ver como isso é um problema, a não ser que o curso em si seja mal conduzido (ou seja, professores que ensinam mal e cobram coisas sem noção nas avaliações). É claro, talvez a realidade em MG seja muito diferente da de SP, mas ao menos aqui a PUC é bem vista.

[quote=Kinaite] Na verdade eu estou indo cursar Ciência da computação, por que aspiro ser um game designer, claro que se for por isso, muito provavelmente eu estaria fazendo o curso errado, ja que para ser um desenvolvedor de jogos um curso exato não seria a coisa mais certa (Tendo em vista que geralmente os programadores não criam, só fazem baseados nas ideais de terceiros)
[/quote]Errado não é a palavra, já que nada impede que alguém que curse Ciência passe a desenvolver jogos, mas não é exatamente o curso mais específico para o caso. Só um porém: Ciência da Computação não visa formar programadores. Se é essa a ideia que você tem do curso, é uma visão errada (eu também já pensei assim um dia). Uma opção mais adequada para este caso seria um curso técnico (sim, técnico, não tecnológico) ou mesmo cursos livres. Para custo zero com mensalidade, e ainda assim estudar desenvolvimento, recomendaria tentar as Fatec (Análise e desenvolvimento de sistemas, por exemplo). Se pretende investir diretamente na área de jogos, avalie também a possibilidade de cursos já da área. De cabeça, lembro que a Anhembi Morumbi e a Unicsul o tem. O Senac tem algo parecido, mas, salvo engano, não é tecnológico nem bacharelado. Se você “se garante”, poderia arranjar um emprego com desenvolvimento e custear um curso desses.

Mas isso não é regra. Quaisquer jogos, mesmo os pequenos, costumam ter equipes com tarefas bem claras. Nem todo mundo precisa ser programador. Além disso, esse pessoal pouco ou nada programa hoje em dia, já que ocupam outros cargos como gerência, projeto e coordenação.

Acho que o ViniGodoy tem uma visão mais clara sobre o mercado de games. Dê uma lida nos posts dele sobre jogos, neles há muito o que aprender. Mas, na minha visão, é um mercado de potencial gigante. O que parece afastar muito os desenvolvedores brasileiros são os custos elevados da produção de um jogo de alto nível (PS3, XBOX 360/One) e a falta de incentivo para investir no mercado local (altas taxas tributárias, pouco incentivo para o ramo e muita pirataria).

Belo Horizonte, Campinas e Curitiba, dentre outras cidades, parecem ter mercados promissores, não só para jogos como para TI em geral. Avalie a possibilidade dessas regiões. É claro, com custos de moradia e alimentação reduzidos (por morar com parentes), morar em São Paulo fica bem mais fácil. Com um emprego razoável e um estilo de vida mais modesto (sem baladas todo fim de semana nem comprando coisas sem necessidade), acho que dá sim pra viver em Sampa e ainda pagar uma boa Universidade.

Como comentei antes, Ciência da Computação costuma ser um curso “caro” nas particulares, mesmo as que “não são top”. Por outro lado, duvido um pouco que haja uma diferença grande de preço para outros cursos como Análise e Desenvolvimento de sistemas e Sistemas de Informação, que são igualmente “caros” na maioria delas.

Abraço.