Ciências da Computação ou Análise de Sistemas?

Pessoal deles e melhor para seguir uma boa carreira na programação!!
Qual deles e bem visto no mercado?
Tem mais? Posta ai!!
vlw
abs

depende… se vc gosta de estudar… quer virar as madrugadas estudando calculos freneticos, formulas esquizofrenicas… e não usar absolutamente quase nada daquilo que aprendeu… ou queira ser professor faça CC senão faça SI…

embora CC seja milhões de vezes mais dificil e complexo que SI e tenha um nivel bem mais profundo que SI… infelizmente o mercado ve tanto SI quanto CC da mesma forma…
eu estou concluindo CC porem qdo comecei minha mentalidade era que o que é mais dificil e tem mais esforço é mais bem visto no mercado… porem percebi meu equivoco quando entrei no mercado e vi pessoas que fizeram um curso de tecnologo de 2 anos ganhando o mesmo que eu… realmente é algo frustante… vc perde 7 anos de sua vida em um curso complexo perde uma grana desgraçada e madrugadas e madrugadas a claro estudando… porem qdo se forma é equiparado na mesmo moeda com os analistas… mesmo vc sendo um cientista… realmente se vc quer seguir o mercado… não quer ser professor de faculdade ou seguir na area academica… não faça a cagada de se formar em CC… se forme em um curso de 2 a 4 anos e faça pos graduações em areas especificas de sua atuação… o tempo que vc leva pra terminar uma facul de CC é o tempo de vc fazer uma facul de SI + pós…

Análise de sistemas !! …
Eu cursei Ciências da Computação durante 2 anos e resolvi sair a unica coisa útil que eu estudei foi as materias voltadas para desenvolvimento(java, Logica de programação e VB), o resto e para completar as 3000 horas…hehe !
Flw

[quote=caraujocruz]Análise de sistemas !! …
Eu cursei Ciências da Computação durante 2 anos e resolvi sair a unica coisa útil que eu estudei foi as materias voltadas para desenvolvimento(java, Logica de programação e VB), o resto e para completar as 3000 horas…hehe !
Flw
[/quote]

Se cursou só 2 anos entao realmente vc não viu nada…

Ainda bem .rs
Só de olhar a grade curricular já me fez desistir ! …
ainda demorei muito para sair 2 anos, mais valeu apena porque foi de CC que feio o interesse pelo Java.

Concordo com o que o luistiagos disse. Em dois anos você não viu nada.
Eu cursei Ciências da Computação e posso te dizer que não me arrependo. É muito mais completo do que SI.

[quote=MauNunes]Concordo com o que o luistiagos disse. Em dois anos você não viu nada.
Eu cursei Ciências da Computação e posso te dizer que não me arrependo. É muito mais completo do que SI.[/quote]

É verdade… porem é uma pena que o mercado vejo o profissional que fez SI no mesmo patamar que o que fez CC…
este segundo estudou bem mais… porem aqui no brasil não é valorizado…

Sou formado em CC, e convenhamos acredito que seja em qualquer nivel de graduação, ele é fraco, não é dificil um academico superar o professor em termos de conhecimento tecnico.

Mas se eu não tivesse feito o curso, duvido muito que teria seguido a carreira.

Infelizmente pela fraquesa a quantidade que se forma é pouca e desses poucos, menos ainda seguem na area (muitos acabam em lojas de informática), na minha turma nem 5 não se tornaram programadores.

Tudo depende do que vc almeja.
Se vc quer só entrar no mercado, abrir empresa, ser consultor, SI é mais negócio.
Agora, se vc quer ser cientista, pesquisador, seguir carreira acadêmica (meu caso), CC é o melhor.

Faço CC a 5 anos(tranquei 1 ano), estou no último ano, e não me arrependo da escolha.

A questão não é fazer CC ou SI, mas sim mas qual ramo vai querer segui quando terminar a faculdade. O mercado brasileiro não reconhece o cientista ou engenheiro como deveriam reconhecer. O Brasil só precisa de Analista de Sistemas, o restante projetos de hardware e Hardware vem de fora. Infelizmente, qualquer um que saiba fazer qualquer coisa com if, while e for se diz analista de sistemas. Se tivesse algum controle igual a Engeheiro Civil “CREA”, Advogado “AOB”, Medicina “CRM”, etc, daí sim, melhoraria tanto os profissionais qto os salários.

Considerando o rumo que os cursos tomam:

Em Ciência da Computação, as matérias tendem para o lado das tecnológicas e matemáticas.

Em Sistemas de Informação, as matérias tendem pro lado da administração, ciências contábeis e sociologia.

Em Engenharia da Computação, este seria um curso de engenharia elétrica focado em microeletrônica, indo pro lado da computação.

Eu fiz CC e não trocaria por nenhum outro curso.

Dai volta a cair naquela velha questão sobre a regulamentação da profissão ja muito debatido aqui no guj…

ja perceberam que as questões da pós-comp são 100% voltadas para CC?

quem faz SI ou algum outro curso da area da computação que não seja CC deve se debater bastante na pós-comp…

[quote=luistiagos]depende… se vc gosta de estudar… quer virar as madrugadas estudando calculos freneticos, formulas esquizofrenicas… e não usar absolutamente quase nada daquilo que aprendeu… ou queira ser professor faça CC senão faça SI…

embora CC seja milhões de vezes mais dificil e complexo que SI e tenha um nivel bem mais profundo que SI… infelizmente o mercado ve tanto SI quanto CC da mesma forma…
eu estou concluindo CC porem qdo comecei minha mentalidade era que o que é mais dificil e tem mais esforço é mais bem visto no mercado… porem percebi meu equivoco quando entrei no mercado e vi pessoas que fizeram um curso de tecnologo de 2 anos ganhando o mesmo que eu… realmente é algo frustante… vc perde 7 anos de sua vida em um curso complexo perde uma grana desgraçada e madrugadas e madrugadas a claro estudando… porem qdo se forma é equiparado na mesmo moeda com os analistas… mesmo vc sendo um cientista… realmente se vc quer seguir o mercado… não quer ser professor de faculdade ou seguir na area academica… não faça a cagada de se formar em CC… se forme em um curso de 2 a 4 anos e faça pos graduações em areas especificas de sua atuação… o tempo que vc leva pra terminar uma facul de CC é o tempo de vc fazer uma facul de SI + pós…[/quote]

Eita, quanto pré-conceito.

Os dois cursos são ótimos, quando realizados em faculdades boas. Te garanto que o que eu vi em SI 80% dos alunos de CC nem sonham em ver ou quando vêem, é só superficial. Não julgue a capacidade das pessoas pelo curso que fizeram na faculdade. Até porque alguns dos melhores que eu conheço nem faculdade fizeram.

Não vamos entrar nos meritos de qual curso é melhor ou não.

Normalmente existe a guerra de CC x SI, SI fala mal de CC e CC fala mal de SI.

Isso é normal, conheço profissional em CC que são excelentes no que fazem e formados em SI que tbm são excelentes.

Porém nenhum curso vai te preparar para o mercado. Eles vão no maximo construir uma base e de tar um canudo que devia ter os dizeres, agora te vira. :slight_smile:

Eu gostei da faculdade, achei muito bacana, mas não sei dizer se é o que deve ser feito.

Estranho, a maioria aqui é formando ou está cursando CC.

[quote=luistiagos]ja perceberam que as questões da pós-comp são 100% voltadas para CC?

quem faz SI ou algum outro curso da area da computação que não seja CC deve se debater bastante na pós-comp…[/quote]

Até parece. Meu curso teve calculo, mat discreta, estatistica, teoria da computação, geometria analitica, organização e arquitetura de computadores, algoritmos, sistemas operacionais, e tantas outras coisas q cairam na prova. Fiz a prova só pra ver como era em 2008, sem estudar e tirei 25. a média foi 22 ou 23 se não me engano. Um amigo tirou 29 e entrou no mestrado no IME.

Novamente, não julgue, não generalize.

[quote=mario.fts][quote=luistiagos]depende… se vc gosta de estudar… quer virar as madrugadas estudando calculos freneticos, formulas esquizofrenicas… e não usar absolutamente quase nada daquilo que aprendeu… ou queira ser professor faça CC senão faça SI…

eu estou concluindo CC porem qdo comecei minha mentalidade era que o que é mais dificil e tem mais esforço é mais bem visto no mercado… porem percebi meu equivoco quando entrei no mercado e vi pessoas que fizeram um curso de tecnologo de 2 anos ganhando o mesmo que eu… realmente é algo frustante… vc perde 7 anos de sua vida em um curso complexo perde uma grana desgraçada e madrugadas e madrugadas a claro estudando… porem qdo se forma é equiparado na mesmo moeda com os analistas… mesmo vc sendo um cientista… realmente se vc quer seguir o mercado… não quer ser professor de faculdade ou seguir na area academica… não faça a cagada de se formar em CC… se forme em um curso de 2 a 4 anos e faça pos graduações em areas especificas de sua atuação… o tempo que vc leva pra terminar uma facul de CC é o tempo de vc fazer uma facul de SI + pós…[/quote]

Eita, quanto pré-conceito.

Os dois cursos são ótimos, quando realizados em faculdades boas. Te garanto que o que eu vi em SI 80% dos alunos de CC nem sonham em ver ou quando vêem, é só superficial. Não julgue a capacidade das pessoas pelo curso que fizeram na faculdade. Até porque alguns dos melhores que eu conheço nem faculdade fizeram.[/quote]

Sim. Os cursos tem foco diferente. As grades são diferentes também.

[quote=luistiagos]depende… se vc gosta de estudar… quer virar as madrugadas estudando calculos freneticos, formulas esquizofrenicas… e não usar absolutamente quase nada daquilo que aprendeu… ou queira ser professor faça CC senão faça SI…

7 anos?? :shock:

O foco da CC e da Engenharia, é acadêmico ou em setores de pesquisa de empresas.

O SI é muito diferente e atua no mercado corporativo.

O mercado no Brasil para os profissionais da computação tendem a convergir para a área de TI. Então engenheiros, cientistas e profissionais de TI(sistemas de informação acabam disputando a mesma vaga).

Mas existem vários institutos de pesquisa no país para cientistas e engenheiros trabalharem. É que aqui no Brasil, Engenheiro, Cientista e profissional de TI são a mesma coisa. Isso é ignorância do governo.

E confusão doida!!rs
Vcs tem varios conceitos legais!!
Obrigado pelas dicas !!
continuem q o papo ta bom!
so nao pode ter guerra de SI contra CC!!
rsrs
vlw