Ciências Da Computação X Sistemas de Informação

15 respostas
F

Antes de mais nada, vou explicar porque postei esse tópico no Iniciantes e não no Off-Topic. Acho que esse assunto é muito importante para os iniciantes como eu que ainda não começaram um curso superior, ou os que tão no começo e ainda da tempo de mudar de curso.

Então, qual curso vale mais a pena para um programador. A informação que eu tenho é que o curso de Sistemas de Informação é mais prático que o de Ciências da Computação, entretanto o ciências tem mais matemática e outras matérias mais teóricas.

Aguardo pela opnião de vocês

OBS. Para os da região falo do curso da UNISUL. Que infelismente só tem o Sistemas de informação no turno noturno pois eu queria fazer Ciência…

15 Respostas

J

Oi

Fábio, o curso de Ciência da Computação e Sistemas de Informaçõa tem grandes diferenças, a principal delas é que em Ciência da Computação usa a informática como meio e o Sistemas de Informação usa a Informática como fim. O que é isso? Isso não quer dizer que um curso é bom e o outro é ruim, isso só mostra que o Curso de Ciência da Computação é diferente pq ele é um curso muito mais pesado, com muito mais fundamentos e principalmente, voltado para área acadêmica e de pesquisas, já o Curso de Sistemas de Informação, ele não é bom para programadores, ele é bom para pessoas que usarão a informática como finalidade para resolver algum problema, não se tu está entendo este post a esta altura, kuahauah, mas é isso aí.

T+

A

Acredito que os dois cursos têm objetivos distintos, porisso é importante o canditato ter em mente o que ele pretende ser:

Sistemas de Informação é um curso mais voltado para área humana, aprende-se aspectos humanos da construção de sistema, como comportamento dos usuários, administração, processos, empreendedorismo, etc.

O curso de Ciência da Computação é mais voltado para as estruturas da computação, nos primeiros anos vc tem muita, mas muita matemática mesmo, vc aprende a fundo redes, computação gráfica, banco de dados, etc. Eu acredito que é um curso mais voltado para área de Pesquisa, para área acadêmica, vc sai com pouco conhecimento da realidade do mercado.

Eu particularmente gostaria de cursar Sistemas de Informação, mas na minha cidade não existe este curso, só tem Ciência da Computação, que estou cursando atualmente.

[]'s

M

Sem esquecer que Sistemas de informação também abrange bastante coisa sobre administração e táticas de empresas na área tecnológica.

Abraço,
Maicon

M

putz andersonra,

postasse um pouco antes que eu, hein ?
Hehehehe

Abraço,
Maicon

F

Vou colocar a grade dos cursos para ajudar:

Grade Sistemas de Informação

Grade Ciência da Computação

A

“maicon_b”:
putz andersonra,

postasse um pouco antes que eu, hein ?
Hehehehe

Abraço,
Maicon

hehe, foi quase junto…

:razz:

[]'s

H

Todos resumiram bem as diferenças entre os dois cursos da área de Computação.

Acho que o curso que mais atende aos requisitos de mercado é o curso de SI, por formar um profissional mais humanístico e menos teórico.
Mas da mesma forma um profissional formado em um curso de CC pode ter a mesma habilidade humanística que um profissional formado em SI.
Muitos cursos de CC tb possuem disciplinas da área humana…

Do ponto de vista da programação, não tem como aprender tudo na faculdade. Temos que ser autodidatas.

Eu escolhi o curso de CC por achar o curso mais completo do que SI. Para quem fez SI e quer seguir a parte mais teórica nada impede que futuramente faça um mestrado em Computação Teórica ou Inteligência Artificial por exemplo…

Essa divisão entre SI, CC, Eng. da Computação e cursos tecnológicos só vem a somar na nossa área. Possibilitando uma vasta riqueza de recursos humanos de diferentes perfis na área de computação.

C

Concordo com o que todos postaram, mas vou citar um exemplo vivido por mim. Passei no meu vestibular pela primeira vez e, como não consegui passar em pública, passei em uma particular, por vontade própria, sabendo que meus pais não iriam pagar. Mas depois que passei, os dois mandaram eu me matricular, fiquei muito … :evil: vc6 sabem… e passei em uma que é Sistemas de Informação. No 1° dia de aula, o coordenador já foi falando que cerca de 60% do curdo é baseado em informática e os outros % baseado em administração. Pensei muito e resolvi mudar de facul, hj estou em Informática e estou adorando, pq é um curso voltado pra formação de Analistas, somente isso! Fábio_Mendes, espero ter ajudado!

S

Eu faço Sistemas de Informação, to fissurado no curso, ele é mais voltado para o mercado, você não fica um rato de laboratorio e tem uma cabeça mais aberta, tenho alguns amigos que faziam Ciencias e trocaram e estão gostando bastante de SI, tudo depende de nós mesmos, como já falaram na faculdade você não aprende tudo, mais tem uma base, o negócio mesmo é você se quebra por fora.

SI - UNISUL

B

Bem eu gosto do meu curso mais acho muito dificil, na faculdade onde eu curso é um dos cursos onde o pessoal mais vaza, pq tem muita gente achando que CC, é um curso puramente pratico, e da de cara com materias pesadas de matematicas, robotica, por um outro lado dizem que o curso de CC, é mais valorizado no mercado, mas naum tem essa de valorização nos temos q fazer o que nos faz bem,

e como citaram acima muita gente acha SI melhor pq é mais facil, alias quem naum quer um curso de superior, e com mais facilidade, pra vc ter uma base dos 120 alunos que tinham nos dois 1° noturo so restaram 30 no 2° e com alguns careegando ate duas dps…

Façam suas escolhas…

eu escolhi CC, e sinceramente se pudesse voltar atras estaria em SI

G

Bom, vou explicar porque votei na terceira opção…

Acontece que Sistema de Informação (O qual eu curso) é mais voltado para o mercado de trabalho (Como obviamente já foi dito aí em cima :roll: ) …

E o Ciências da Computação já seria um curso mais complexo, onde é aprofundado mais o assunto “Informática” elevando assim a dificuldade do curso…

Eu votei na terceira opção porque nós entramos num curso pelo qual gostamos (Normalmente) … Mas a maior parte do que é dado em ambos os cursos é teoria e só vamos saber usufruir de nosso aprendizado na prática, trabalhando… Independente do curso que nós optamos por fazer, o que acontece é que só vamos nos tocar que aprendemos mesmo quando pusemos todo nosso aprendizado na prática do dia-a-dia…

Bom, é isso…

Fui…

D

Eu sempre tive vontade de fazer ciencias da computacao, justamente por que era mais voltada para a informatica mesmo, software, desenvolvimento, estou cursando meu segundo ano do curso e estou adorando, mas nao exatamente na faculadde que eu queria, pq na outra mesmo eu nao passei, auehaue =/

fazer o que, acontece hehe, mas se voce gosta de programar e trabalhar mais nessa area, CC eh um prato cheio :wink:

S

Fábio tbém sou de Floripa cuso CC na Unisul, pelo que me informaram o curso é matutino devido a complexidade nas exatas (tem que estar bem de cuca), acho que a nível de Brasil não tem no período noturno, o que estreita muito o número de alunos. Outro fator importante é que o aluno é atropelado com a matemática onde quem não gosta da dita cuja corre já na primeira fase, no nosso caso de 12 sobrou 4, a vantagem é que na 2ª fase quem quer consegue estágio fácil. Acho que a principal difêrênça entre CC e CI é que o primeiro faz os pacotes e o segundo administra o que tá feito

M

Gente eu curso CC, esse curso é mais voltado sim para área de pesquisa, mas como todos meus professores dizem, quem fica só no conteúdo que o currículo oferece está perdido pois nào vai sair com experiência alguma. Particularmente eu não trocaria CC por SI pois na CC, sua base de lógica acaba se tornando mais apurada pois vc estuda mais as estruturas básicas do software, já em SI vc estuda as ferramentas disponíveis no mercado.
Em CC vc sai habilitado para desenvolver alguma tecnologia, que futuramente poderá ser a tecnologia da moda.
Mas todos os cursos tem seus méritos, por exemplo, em SI vc sai com uma capacidade enorme de administração e empreendedorismo.

Por isso eu sempre falo as pessoas que falam que vão fazer algum desses dois cursos, “Vá na faculdade onde pretende cursar e procure conversar com os professores da área”, pois dessa maneira você estará a par do que realmente é o curso.

Em relação do curso de CC ter muita vazão é pelo seguinte, as pessoas entram pensando que vai ser igual ao colégio, “empurrando com a barriga” e não é bem assim, pois vc tem que se matar de tanto estudar, mais infelizmente quase todo mundo não tem esse pensamento.

K

Porque vc sai mais preparado para o mercado de trabalho

Criado 8 de setembro de 2004
Ultima resposta 13 de set. de 2004
Respostas 15
Participantes 13