Cientistas criam bateria movida a açúcar

fonte: http://wnews.uol.com.br/site/techguru/ver.php?origem=1&idConteudo=1802

Se for bom esse sistema, vou poder recarregar meu celular com o café da copeira aqui! Imagina poder recarregar baterias de notebook com aquela sua garrafa de refrigerante sem gás?
Pode até ser verdade, mas que é meio irreal, é!

Até!

O corpo humano funciona energizado com açúcar desde sempre, ué.

Tá mais praquelas invenções de agente especial, como a que teve esses tempos do papel: http://guj.com.br/posts/list/46724.java

Ou seja, só mesmo um agente especial pra querer usar isso.

A diferença que a energia gerada pelo corpo humano não é diretamente elétrica, basea-se em quebra de ligações, liberação de energia ( principalmente térmica ) e armazenamento em moléculas a base de fósforo, sem contar todo o processo digestório até ocorrer a primeira quebra efetiva para geração de energia. Energia elétrica gerada por aproveitamento térmico do açúcar não é novo realmente, mas fazer com que a o aproveitamento seja direto em energia elétrica e ainda reduzindo a um tamanho relativamente pequeno - tamanho de um selo - é algo que eu considero difícil.

Mas pelo visto, essa tecnologia não é tão recente assim: http://www.physorg.com/news94043039.html

Até!

Devido ao uso de enzimas (que se gastam também), provavelmente as tais baterias terâo de ser encapsuladas em recipientes semelhantes a pilhas. A vantagem é que, em vez de usarmos pilhas de zinco e carvão (ou outros materiais mais danosos, como níquel, cádmio ou lítio), teríamos pilhas de açúcar (ou etanol) e enzimas. Mas você fazer o seu notebook funcionar com uma garrafa de coca-cola provavelmente não será possível.

http://www.slu.edu/x14605.xml

Na minha opinião, independente de poder recarregar a bateria com a garrafa de coca-cola ou de ter que carregar um recipiente como uma pilha gigante, os beneficios de uma invenção como essa para a ecologia seriam enormes. E mesmo não sendo um agente especial, eu usaria uma bateria movida a açucar se tivesse a chance. 8)

flw.

Lembrando que glicose é um açúcar, mas nem todo açúcar é glicose. :smiley:

Hahaha… imagine uma bateria de “açucar” para notebook com um suporte para cravos-da-índia ao lado para não deixar as formigas “drenarem” a bateria… :lol:

Lembrando que glicose é um açúcar, mas nem todo açúcar é glicose. :smiley:

Hahaha… imagine uma bateria de “açucar” para notebook com um suporte para cravos-da-índia ao lado para não deixar as formigas “drenarem” a bateria… :lol:[/quote]
[momento eu não faltei em algumas aulas de biologia]Se o açúcar em questão for um monossacarídeo, o processo de combustão é o mesmo( vide glicose, frutose, manose, galactose…). No caso de oligossacarídeos, há a necessidade que ocorra uma hidrólise, que gerará dois ou mais monossacarídeos, antes da combustão.[/momento eu não faltei em algumas aulas de biologia]

Resumindo, se utilizares aquele açúcar que você compra para bebê(não o mascavo), a reação tende a ser mais rápida do que você usando a coca-cola( no primeiro você tem só glicose, no segundo há sacarose e amido que necessitarão de uma ou mais reações para se tornarem efetivos).

Mas já se usa cravos-da-índia para espantar formigas dos circuitos, você quer mais? O seu notebook vai virar um beijinho, cheio de açúcar e com um cravo em cima. :stuck_out_tongue:

Até!

Em vez da bateria do seu notebook explodir, você no máximo vai ter um caramelo gigante queimado, escorrendo pelo compartimento das baterias. Que meleca

Eu estava falando em relação a respiração celular, e não na energia do note!!!Vc não usa todos os açúcares na respiração celular!!!Aliás, ao invés do conhecimento by wikipedia, eu prefiro esse aqui:
http://www.portalfarmacia.com.br/farmacia/principal/conteudo.asp?id=1022

Eu uso cravos-da-índia no meu micro!!!Ele funciona bem com duas espécies de formigas, mas há uma pequinininha, que ignora solenimente o cravo…

[quote=Ironlynx]…
Eu estava falando em relação a respiração celular, e não na energia do note!!!Vc não usa todos os açúcares na respiração celular!!!Aliás, ao invés do conhecimento by wikipedia, eu prefiro esse aqui:
http://www.portalfarmacia.com.br/farmacia/principal/conteudo.asp?id=1022

Eu uso cravos-da-índia no meu micro!!!Ele funciona bem com duas espécies de formigas, mas há uma pequinininha, que ignora solenimente o cravo… [/quote]
O conhecimento não era by wikipedia, e sim das minhas apostilas do cursinho, o link que passastes, pelo que vi, só detalha mais a oxidação( uma comustão é uma oxidação altamente exotérmica ).
Eu lembro do tópico que falou para colocar cravo da índia para espantar formigas, por isso da brincadeira.

Até!

Na verdade, o ponto nem era esse… é que vc tava falando mais em relação a máquina(obtenção de enrgia), e eu ao corpo humano(não é todo açucar que entra da cadeia energética)! :lol:
E TODA Combustão(parcial,total…) é exotérmica pq há liberação de energia.

Eu sei, mas funciona que é uma beleza… :lol:

Quando você estiver com fome, vc come a bateria…
Mais um item de sobrevivência na selva…