Cio

34 respostas
R

-Quais competências são normalmente requeridas para um cargo dessa natureza?
-é um cargo predominantemente direcionado a negócios?

• a evolução natural do analista de negócios é ser CIO?

Grato

34 Respostas

louds

raf4ever:

Grato

A evolução natural de um analista de negocio é morrer de velhice e virar comida de verme.

richardpeder

louds:
raf4ever:

Grato

A evolução natural de um analista de negocio é morrer de velhice e virar comida de verme.

Povo revoltado sô. :slight_smile:

ate mais…

R

louds:
raf4ever:

Grato

que bela oportunidade de ficar calado…

T

louds:
raf4ever:

Grato

Justifique sua resposta… sem uma justificativa plausível ela não fez o menor sentido

fabio.nascimento

thiago_algo:
louds:
raf4ever:

Grato

Justifique sua resposta… sem uma justificativa plausível ela não fez o menor sentido

Relaxa pessoal…

Talvez isso tenha sido uma auto-avaliação futura, apenas um desabafo do cara.

Té +

louds

thiago_algo:
louds:
raf4ever:

Grato

Justificar, como assim justificar? Módulos acidentes, todo analista de negocios irá envelher e morrer - quanto a isso não tem o que discutirmos pois é um fato da vida. Quando a virar comidar de vermes, você tem razão, os que forem cremados não terão esse privilégio.

O ponto todo é que a pergunta “a evolução natural de um analista de negócios é ser CIO” é, digamos, intrigante. Pois não faz o menor sentido, não existe relação alguma entre chegar a ser CIO e ter exercido cargo de analista de negocios. Qualquer pesquisa rápida por currículos de CIOs no google teria respondido essa pergunta.

Eu dei uma resposta pertinente e correta, não entendi a dificuldade de vocês em entendê-la.

T

louds:
thiago_algo:
louds:
raf4ever:

Grato

Justificar, como assim justificar? Módulos acidentes, todo analista de negocios irá envelher e morrer - quanto a isso não tem o que discutirmos pois é um fato da vida. Quando a virar comidar de vermes, você tem razão, os que forem cremados não terão esse privilégio.

O ponto todo é que a pergunta “a evolução natural de um analista de negócios é ser CIO” é, digamos, intrigante. Pois não faz o menor sentido, não existe relação alguma entre chegar a ser CIO e ter exercido cargo de analista de negocios. Qualquer pesquisa rápida por currículos de CIOs no google teria respondido essa pergunta.

Eu dei uma resposta pertinente e correta, não entendi a dificuldade de vocês em entendê-la.

Está justificado. :smiley: Acho que o que faltou foi “levar ao pé-da-letra”.

R

Módulos acidentes, todo analista de negocios irá envelher e morrer - quanto a isso não tem o que discutirmos pois é um fato da vida

Em que exatamente isso agrega algum valor á discussão?

O ponto todo é que a pergunta “a evolução natural de um analista de negócios é ser CIO” é, digamos, intrigante. Pois não faz o menor sentido, não existe relação alguma entre chegar a ser CIO e ter exercido cargo de analista de negocios

Não há nada de intrigante.Apenas tentei traçar um paralelo entre as duas,dado que ambas tratam predominantemente de “business”,em detrimento
de capacidades técnicas.Só alguem com má-vontade entenderia de outra forma.

não entendi a dificuldade de vocês em entendê-la.

A única coisa dificil de entender aqui é porquê alguém que(supostamente)deveria fomentar embates técnicos de alto nivel e com respeito mútuo entre
seus participantes se presta a responder tópicos de forma pejorativa e que não adiciona nada a lugar nenhum.

Grato

A

raf4ever:

Grato

Competências:

• dar chicotada em fornecedor
  • morder por fora nos projetos (o que o Fantástico mostrou no Metrô de SP é pouco perto do que acontece com projetos de TI).

Obviamnte não podemos generalizar. Existem pontos fora da curva.

fabio.nascimento

louds:
thiago_algo:
louds:
raf4ever:

Grato

Realmente, me desculpe não tinha entendido da primeira vez, agora com essa educação, ficou mais claro.

Abraços.

Fabio Nascimento

N

Pré-requisitos para ser um CIO:

• Ser um grande amigo do presidente/dono da empresa
  • Não saber o que é recursividade, garbage colector, race condition e deadlock
  • Ter sempre medo de debater com os seus subordinados, porque eles são efetivamente os que fazem alguma coisa e você é efetivamente o que só cobra mas não sabe fazer nem um IF
  • Não escutar nem responder por sugestões de outras pessoas, caso contrário alguém pode descobrir que você não sabe nada e é totalmente despresível…
  • Fazer muitas reportagens em revistas, ganhar vários prêmios de profissional do ano, assim o seu chefe que sabe ainda menos que você vai se iludir que você sabe alguma coisa

Esqueci alguma coisa?

felipeguerra

Acho que no mínimo tem de saber o que é ROI, Custo, Gasto, Investimento…e para deixar algo de mais concreto, existem estatísticas dizendo que o futuro CIO raramente sai da área mais técnica da empresa!

Mauricio_Linhares

Quer ser um CIO?

Tenha uma idéia do baralho, monte uma empresa, implemente essa idéia, granhe muito dinheiro, seja comprado por uma empresa monstruosa e vire CIO dela.

Simples assim :slight_smile:

E

o se humano e uma coisa mesmo…

sempre chamando que quem esta acima dele e despreparado…

vai fazer um business plan vai…
vai fazer uma projeção de balanço de caixa vai…
vai montar um plano de marketing vai…

tudo e simples…
porque afinal eu sei java… sou o cara…

“A recompensa nos negócios vai para o homem que faz algo com uma idéia.” (William Benton)

eu sei o que e um objeto… uau…
eu sei o que e um ponteiro em C…
uau…

sem mas comentarios…

A

Não é “business PLAN”!?

Business Plan de CIO:

• Analista de negócios descreve requisitos de projeto
  • CIO procura fornecedores (afinal, a equipe interna está ocupada com a manutenção da operação)
  • CIO escolhe o menor orçamento (ou aquele onde ele pega mais bola)
  • Fornecedor paga uma parcela da bola
  • Fornecedor desenvolve projeto
  • Fornecedor paga outra parcela da bola
  • Fornecedor testa projeto
  • Equipe de Q&A verifica qualidade do projeto
  • Fornecedor implanta projeto
  • Fornecedor paga última parcela da bola
  • Equipe interna absorve projeto

Já tentou explicar o que é desenvolvimento iterativo pra CIO!? :roll:

PS: Não resisti e tive que editar algumas vezes o Business Plan.

E

:smiley: não sei como aquele "i"foi parar ali…rs…

E

Taz:
edpipole:

vai fazer um business plain vai…

Não é “business PLAN”!?

Business Plan de CIO:

• Analista de negócios descreve requisitos de projeto
  • CIO procura fornecedores (afinal, a equipe interna está ocupada com a manutenção da operação)
  • CIO escolhe o menor orçamento (ou aquele onde ele pega mais bola)
  • Fornecedor paga uma parcela da bola
  • Fornecedor desenvolve projeto
  • Fornecedor testa projeto
  • Equipe de Q&A verifica qualidade do projeto
  • Fornecedor implanta projeto
  • Fornecedor paga última parcela da bola
  • Equipe interna absorve projeto

Já tentou explicar o que é desenvolvimento iterativo pra CIO!? :roll:

PS: Não resisti e tive que editar algumas vezes o Business Plan.

mas taz… e não entendo sua revolta… um CIO faz bem mais que isso que vc esta falando…
mas pegunte-se, se um CIO e um cara que serve apenas para receber bola, pra que existe um?

Business Plan e outra coisa Taz…

abs

mcampelo

Eu adoro ver essa galera de TPM! :slight_smile:

Se levar em consideração que o Google tem praticamente toda web indexada, qualquer dúvida pode ser respondida com uma “pesquisa rápida” e podemos fechar as portas do GUJ!

N

edpipole:

sempre chamando que quem esta acima dele e despreparado…

vai fazer um business plan vai…
vai fazer uma projeção de balanço de caixa vai…
vai montar um plano de marketing vai…

tudo e simples…
porque afinal eu sei java… sou o cara…

“A recompensa nos negócios vai para o homem que faz algo com uma idéia.” (William Benton)

eu sei o que e um objeto… uau…
eu sei o que e um ponteiro em C…
uau…

sem mas comentarios…

Tinha me esquecido de uma frase bastante interessante que meu pai sempre me falou:

“O bom bocado não é para quem o faz, mas para quem o come!”

N

Simplesmente porque as empresas gostam de hierarquia, precisam de alguma pessoa para apresentar a midia, porque existe amizade entre as pessoas, e por aí vai.

Hierarquia não, meritocracia sempre.

Se o cara é o CIO, mas mete a mão na massa como qualquer pião, então ele é um CIO de verdade. De repente ele não vai meter a mão na massa, mas todos do grupo precisam saber que se ele quiser ele mete, e com tanta qualidade como o grupo que ele gerencia.

Mauricio_Linhares

nadele:
Simplesmente porque as empresas gostam de hierarquia, precisam de alguma pessoa para apresentar a midia, porque existe amizade entre as pessoas, e por aí vai.

Hierarquia não, meritocracia sempre.

Se o cara é o CIO, mas mete a mão na massa como qualquer pião, então ele é um CIO de verdade. De repente ele não vai meter a mão na massa, mas todos do grupo precisam saber que se ele quiser ele mete, e com tanta qualidade como o grupo que ele gerencia.

Porque todo mundo acha que o cara que manda nunca tem competência? Será que faltam exemplos como os caras do Google? Como o Jonathan da Sun que começou uma empresa, foi comprada pela Sun, virou CIO da Sun e hoje manda em tudo? É um cara que só recebe bola?

Tenha a santa paciência :evil:

É tão difícil assim acreditar que existem pessoas com competência pra gerenciar no mundo?

Um CIO é um cara que tem inteligência o suficiente pra fazer TI dar muita grana e isso não se ganha só com diploma em administração ou TI não.

N

No mundo de tecnologia, onde conhecimento específico é fundamental, isso acontece muito.

Existem casos, mas se você olhar as consultorias que estão aí, verá que geralmente o estagiário é o que mais sabe. Opinião de quem já trabalhou em uma…

Já trabalhei com chefes que não sabiam muito mas te ganhavam pela postura, pelo espírito de equipe, etc.

Mas já trabalhei com chefes que eram pré-potentes, inseguros, etc. Daí ferrou!

Quando você trabalha com consultoria acontece muito disso, porque de 6 e 6 meses em média você tem um novo chefe, um novo projeto e um novo cliente.

E

tudo bem…
o importante e que os CIO estão ai, e isso não vai mudar…
talvez você ainda não tem a visão necessaria para entender a importancia de um cargo desses…

isso(não te visão necessaria) e extremamente aceitavel…

Rafael_Nunes

Devido as experiências empíricas dos últimos 25 anos que tive, absolutamente.

E

Rafael Nunes:
Maurício Linhares:

É tão difícil assim acreditar que existem pessoas com competência pra gerenciar no mundo?

não sei, acho que cada um tem seu papel dentro da empresa e sim, CIO, gerentes e gestores em geral muitas vezes trabalham com parametros que outras pessoas (area de TI) por exemplo não tem conhecimento, sem esse conhecimento nosso julgamento em relação a competência dessas pessoas fica prejudicado…

isso porque cada area toma decisões de acordo com o seu campo de visão.

pra mim uma atitude incompetente do meu gestor, pode ter sido o melhor que ele pode fazer com aquele cenário…

por isso trabalhar com pessoas não e simples…

Kenobi

O problema é que existem poucos CIOs como os citados pelo Maurício. Quem teve oportunidade de trabalhar perto de alguns, sabe que é muito mais network e politicagem do que conhecimento em si.

PS: Tem um CIO ( cujo nome não vou mencionar) que nem sabia ligar o computador pra mandar um e-mail. Esse mesmo saiu da 3 letrinhas, ficou num projeto dentro da CIA brasileira de distribuição e hoje está numa seguradora, sendo ridicularizado pela maior parte da equipe ( olha q são mais de 400 fácil) …

Os CIOS citados pelo Maurício estão em empresas de TI. A coisa vai pro buraco, quando começamos a olhar empresas cujo o Core não é TI … aí é só fucker and sucker man …

marcelomartins

E é ai que a Oracle ganha dinheiro…

bzanchet

Rafael Nunes:
Maurício Linhares:

“Absolutamente” é um advérbio de negação. Só pra confirmar… Essa resposta quis dizer “não”?

maquiavelbona

bzanchet:
Rafael Nunes:
Maurício Linhares:

“Absolutamente” é um advérbio de negação. Só pra confirmar… Essa resposta quis dizer “não”?

http://www.sualingua.com.br/01/01_absolutamente.htm
Lembrando que primariamente, absolutamente é de negação, mas seu uso não é restrito a isso, podendo ser , por exemplo, advérbio de modo ( de maneira absoluta, completa ) ou de intensidade ( completamente ).

Português a parte, o grande problema não são os exemplos de sucesso, mas a quantidade de exemplos de fracassos como CIO. Em todas as áreas existem pessoas muito boas no que fazem e existem um número estupidamente maior de medíocres.

Até!

rodrigoallemand

nadele:

• Ter sempre medo de debater com os seus subordinados, porque eles são efetivamente os que fazem alguma coisa e você é efetivamente o que só cobra mas não sabe fazer nem um IF

Esqueci alguma coisa?

Esqueceu sim! Esqueceu que ser CIO é um cargo mais de negocio do que de embasamento tecnico… Um CIO não precisa saber fazer um programa em Brainfuck… ele precisa saber sobre como melhorar o business da sua empresa por meio da tecnologia, seja ela adquirida ou a adiquirir…
Esse tipo de pensamento é tipico de mentes e empresas pequenas…

edpipole:

sem mas comentarios…

Oxi… Ih si num eh, uai!

Adriano_Almeida

E seguindo por essa linha, o CIO tem que garantir o ROI e ponto. Do ponto de vista da empresa, não importa como ele vai garantir o ROI (claro que de maneiras legais), não importa se o cara é uma mala, linha dura, xinga todo mundo. O cara está lá pra garantir o ROI da empresa e ponto.

Claro, nós gostamos de trabalhar em ambientes altamente agradáveis e como isso é um pouco raridade nas empresas no Brasil, muitos acabam tendo essa visão de que os caras não prestam, não fazem PN e bla bla bla.

O CIO que consegue bons resultados é um bom CIO, já o que consegue bons resultados e alia isso com um ambiente de trabalho agradável (seja com boas metodologias, inovação e outras características) é um excelente CIO.

Já o que não consegue nem um nem outro… é um loser.

Rafael_Nunes

■ advérbio
1 de modo absoluto
Ex.: gostar a. de algo
2 Regionalismo: Brasil.
de modo nenhum; de jeito algum
Ex.: não permito a. que você repita isso
3 Regionalismo: Portugal.
sem dúvida que sim; certamente que sim

Fonte: houaiss.uol.com.br

Usei no sentido de ‘em absoluto’, ou seja, não acredito - e de forma categorica - que existam pessoas suficientemente competentes para gerenciar o mundo.

B

rodrigoallemand:
nadele:

Esqueci alguma coisa?

Esqueceu sim! Esqueceu que ser CIO é um cargo mais de negocio do que de embasamento tecnico… Um CIO não precisa saber fazer um programa em Brainfuck… ele precisa saber sobre como melhorar o business da sua empresa por meio da tecnologia, seja ela adquirida ou a adiquirir…
Esse tipo de pensamento é tipico de mentes e empresas pequenas…

Todo cargo é técnico! A diferença é que CIO usa técnicas de adminstração e não de programação :wink:

dreamspeaker

Sim

Não

Uma vez ouvi que um cara num cargo desses passa mais de 50% do tempo brigando para segurar o próprio cargo. Esse cara tende a virar comida de verme ainda em vida, mesmo.

Criado 21 de fevereiro de 2008
Ultima resposta 22 de fev. de 2008
Respostas 34
Participantes 20