Class.forName();

2 respostas
Link_pg

olá!

bom mais uma daquelas minhas dúvidas bobinhas que não acho resposta… :?
numa conexão qualquer num banco de dados sempre se usa uma linha que não consigo entender a sua finalidade exatamente…

Class.forName(DRIVER);

até agora ninguém conseguiu me explicar o que essa linha faz exatamente… o método, pelo que sei, retorna um Class representando a classe que foi passada como String… agora quanto à conexão já não sei pra que serve (se comentar essa linha não compila) :lol:

abraços

2 Respostas

eduveks

http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.7.1.guj

Porém, precisamos antes “carregar” o driver, de tal maneira que o Java saiba que ele existe, e possa usá-lo se necessário. Normalmente, os livros explicam isto de forma muito básica, e não entram em detalhes, já que o código que carrega o driver é do tipo:

1 Class.forName(“com.mysql.jdbc.Driver”);

Mas o que acontece realmente aqui? Quando você utiliza o método estático Class.forName(), o Class Loader tenta inicializar esta classe. Esta classe (que é o nosso driver jdbc) possui um bloco inicializador estático (não se preocupe caso você não conheça este recurso), que irá registrar essa classe como um driver JDBC, avisando o java.sql.DriverManager, pelo método registerDriver.

Acho q esta explicação esta bem clara…

Link_pg

ahhhhhhhhhhhhhh agora entendi :smiley:

Criado 21 de junho de 2007
Ultima resposta 21 de jun. de 2007
Respostas 2
Participantes 2