Class path no iReport

Pessoal, bom dia

Antes de mais nada gostaria de dizer que já procurei na net a solução para o problema, mas não consegui resultados, espero que me ajudem…

Estou tentando seguir um exemplo que achei na net para fazer relatórios mas não sei o que acontece:

O tutorial diz o seguinte:

"Neste tutorial será explicado passo a passo como gerar relatórios com o IReport / Jasper Reports usando uma Custom JRDatasource.

Datasource, ou em português, fonte de dados, é uma espécie de repositório de onde o Jasper irá recuperar os dados que serão impressos no relatório. Um banco de dados pode ser usado para essa função, usando a classe responsável pela geração do relatório acessar diretamente o banco. Porém essa não é a solução mais prática nem a mais elegante. Para escrever no relatório usaremos uma interface chamada JRDataSource.

A interface JRDataSource é uma abstração para qualquer fonte de dados para um relatório jasper. Possui apenas dois métodos que veremos a seguir:"

E por ai vai…

Ou seja, criei uma classe usuarios para que depois eu passe para o relatorio uma cleção de usuarios como fonte de dados…

Quando vou fazer a conexão pelo iReport usando o connections properties -> Custom JRDataSource dá uma mensagem de erro:

ClassNotFoundError!
Msg:br.com.home.app.impressao.UsuarioJRDataSourceFactory
Possible not found class:br.com.home.app.impressao.UsuarioJRDataSourceFactory
Check your classpath!

Minha classe ‘UsuarioJRDataSourceFactory’ está no eclipse no pacote 'br.com.home.app.impressao ’

No iReport em ferramentas->opções tem uma aba chamada classpath…

jà coloquei o caminho que leva ao pacote impressao:

‘c:workspace\application\src\br\com\home\app\impressao’

Mas não funciona!

Alguém já passou por isso?

Obrigado

Eu tive o mesmo problema.
Além de adicionar o caminho para o pacote onde está sua ‘UsuarioJRDataSourceFactory’ no classpath, vc coloca na janela de configuração da custom JRDataSource no campo ‘factory class’ o caminho do pacote desta classe o que seria tipo: br.com.home.app.impressao.UsuarioJRDataSourceFactory

flw.

[quote=diegoguimaraes]Eu tive o mesmo problema.
Além de adicionar o caminho para o pacote onde está sua ‘UsuarioJRDataSourceFactory’ no classpath, vc coloca na janela de configuração da custom JRDataSource no campo ‘factory class’ o caminho do pacote desta classe o que seria tipo: br.com.home.app.impressao.UsuarioJRDataSourceFactory

flw.[/quote]

Oi,

Eu to com o mesmo problema, fiz isso e não resolveu! continua a mesma mensagem de erro!
já adicionei ao classpath a pasta onde estão os beans, já tentei adicionar a pasta src, dai coloquei esse caminho completo do pacote e nada!

Alguém pode me ajudar!?

Boa tarde pessoal,

Também tive o mesmo problema. Um colega aqui do trabalho me ajudou a resolver:

Você tem que incluir o jar (arquivos .class) no classpath do projeto (Eclipse).

Resolvendo:

1. Clique direito no projeto => Export => selecionar em Java: JAR File => Next => selecionar o local do projeto: \workspace<nomeProjeto>\src => Finish.

2. Depois é só incluir no classpath do iReport => Ferramentas => Opções => Classpath => \diretorioProjeto<arquivo>.jar

3. Criar a conexão e testar.

Abraços,

Matão