Class Path no linux

como faco para setar as variaveis de ambiente do java no sitema operacional linux dist. slackware /

Acho que no Linux é suficiente setar apenas o PATH.
No máximo o JAVA_HOME, que é requerido por muitas aplicações.
Nunca trabalho setando o CLASSPATH em nenhum sistema operacional que uso (Windows, Linux etc) porque isso interfere com os N sistemas que tenho em Java, cada um com necessidades de CLASSPATH diferentes.
Os pacotes que instalo (Oracle, Rational Rose etc.) que insistem em setar o Classpath normalmente me “fritam” com as outras aplicações; odeio programas que se instalam e mudam o CLASSPATH.

eu também não uso classpath. Se você não tiver um bom motivo pra isso, também não sete. O mais fácil é colocar um link do java e do javac no /usr/bin (que esse sim tá no seu path). Com isso você sempre acha um java. O Debian/Ubuntu custuma colocar no /etc/alternatives os binários java para dali linkar para outros arquivos (não acho isso brilhante, mas como eles mantém os pacotes sempre OK, dá certo)…

Para não ficar sem resposta, se exporta uma variável no Linux assim:

CLASSPATH="/usr/lib/java"
export $CLASSPATH

Agora, o escopo é que muda. Se você digitar isso num terminal, conseguirá mandar um:

Se fechar o terminal e abrir de novo, não existirá mais o $CLASSPATH. Para deixar ele fixo pro seu login, coloque em:

echo "CLASSPATH=\"/usr/lib/java\"" &gt&gt /home/SEU_USUARIO/.profile
echo "export $CLASSPATH" &gt&gt /home/SEU_USUARIO/.profile

Note bem: &gt substitui todo o conteúdo e &gt&gt adiciona no final do arquivo

Muito obrigado pelas respostas …

O Meu problema q nao estou conseguindo startar o tom cat atualmente sou iniciante no linux se puderem me ajudar ficarei muito grato!!

root@darkstar:~/Desktop/Meus
Doumentos/apache-tomcat-5.5.23/apache-tomcat-5.5.23/bin# ./startup.sh
Using CATALINA_BASE: /root/Desktop/Meus Doumentos/apache-tomcat-5.5.23/apache-tomcat-5.5.23
Using CATALINA_HOME: /root/Desktop/Meus Doumentos/apache-tomcat-5.5.23/apache-tomcat-5.5.23
Using CATALINA_TMPDIR: /root/Desktop/Meus Doumentos/apache-tomcat-5.5.23/apache-tomcat-5.5.23/temp
Using JRE_HOME: /usr/lib/java