Boa Tarde pessoal !!!
Sou aluno do instituto Presbiteriano Mackenzie Estou cursando a materia de LTP3 que se trata de java
Na ultima aula foi passado o assunto de classes abstratas que por motivos de força maior eu não pude estar presente
Meu nivel de java é menor que basico e fiquei perdido com esse exercicio que para os mais entendidos não deve representar muita coisa
Vou postar o exercicio aqui para ve se alguem me da uma luz sobre classes abstratas e me ajude a faze porque não tenho nem ideia de como iniciar
Qualquer ajuda é valida Grato !!!
Segue exercicio
Faça a modelagem e a implementação da seguinte situação:
Uma empresa tem funcionários que trabalham sob dois regimes: MENSALISTAS ou HORISTAS.
MENSALISTAS: recebem um salário fixo mensal (salário bruto)
HORISTAS: trabalham uma quantidade de horas no mês, possuem um salário bruto (a ser calculado) e uma comissão (que não entra no cálculo do INSS)
Todos os funcionários têm independente do regime de trabalho, um código, um nome e um valor de INSS que será descontado do salário.
REGRAS DE IMPLEMENTAÇÃO:
1.Deverá existir uma classe abstrata chamada Funcionario, onde todos os atributos devem ser privados
2.Todos os funcionários, independente do regime de trabalho, devem ter o valor do INSS calculado da mesma forma (ver tabela abaixo)
3.O cálculo do salário líquido dos Mensalistas é Salário bruto ? INSS
4.O cálculo do salário bruto dos Horistas é (Horas Trabalhadas * 35)
5.O cálculo do salário líquido dos Horistas é Salário Bruto ? INSS + Comissão
6.Deverá existir um método abstrato para cálculo do salário líquido
7.Deverá existir um método que mostre todos os dados do funcionário após o cálculo do salário líquido (na classe abstrata ? método não abstrato)
Salário
Alíquota
Até 1.024,97
8%
De 1.024,97 até 1.708,27
9%
De 1.708,28 até 3.416,54
11%
Acima de 3.416,54
11% de 3.416,54
CLASSE PARA TESTE: TesteFuncionario
Criar um objeto de cada tipo de funcionário onde os valores para teste serão passados como argumentos no próprio construtor. Por exemplo:
Aluno teste = new Aluno(111, ?Maria?, 10);
Grato por qualquer ajuda !!!