Estou começando a trabalhar com Servlets …
Por isso precisava saber se algum de vc’s teriam uma classe de conexão com o banco de dados, para que eu pudesse trabalhar em cima, só para dar um empurrão …
bem-vindo ao Portal Java Lingenover… bem, há várias maneiras de se conectar com o banco e padrões para isto… para um contexto web, o ideal é vc fazer configurar um DataSource no seu container web, e então no código referenciá-lo via JNDI… qual o seu container? Tomcat?
L
LingenoverPJ
Olá Matheus,
Agradeço a atenção …
Bom, na verdade eu estou utilizando o Tomcat 5.0 …
Eu realmente ainda estou um pouco atordoado …
Meio q órfão, mas com a ajuda dos amigos e um pouco de bibliografia vou passar por essa …
Fiz alguns testes com Servlets, mas ainda não encontrei um exemplo ou forma de conectar os meus scripts Servlets ao banco de dados, que atualmente estou utilizando o PostgreSQL …
Abraços,
Lingenover
M
matheusPJ
td bem… então, tu vai configurar um DataSource no Tomcat para se conectar ao Postgre, o DataSource nada mais é do q uma implementação de pool de conexões pelo Tomcat, é ele quem vai gerenciar as suas conexões com o banco, é ele q vai criar uma nova conexão com o banco caso seja necessário… aqui tem um tópico sobre isto:
humm… estranho… talvez sejam versões diferentes de tomcat… mas lá se não me engano é pro 5.0 tb… ah, sim, tu vai usar o InitialContext para recuperar a referencia a conexão vinda do DataSource criado pelo xml
L
LingenoverPJ
Matheus,
Pirei legal, estava olhando o “web.xml” ao invés do “server.xml” … loucura mesmo …
Então, editei o cara lá …
Só, desculpa a minha ignorância …
Não entendi onde, em que arquivo edito este outro código …
ok, este código deve ficar na classe q vai te retornar uma conexão, para fazer uma coisa mais bonitinha, é legal seguir o padrão DAO (Data Access Object), é um padrão de projeto para a camada de persistência, ou seja, como tu deve implementar teus classes relacionadas a persistência no banco, sem q o resto da tua aplicação fique amarrada a SQL e outras dependências… da uma lida nesse link aqui antes:
mas acredito q tu esteja fazendo isto só para entender como acessar o banco né… logo, não é necessário fazer tooodo um DAO agora…
L
LingenoverPJ
Realmente …
Devo reconhecer que o melhor método seria implementar / utilizar uma estrutura como o DAO …
Aliás, eu sempre tento procurar padrões para o que eu estou fazendo …
Porém … como de início preciso fazer essa conexão com o Postgre acontecer mesmo …
Não importando que ela fique simplória … Pois depois eu posso fazer um upgrade dela …
Se não for mto incômodo, tem como me ajudar nisso agora ??? Ou precisamos fazer alguma outra coisa ???
Abraços,
Lingenover
M
matheusPJ
então é só usar esse códigozinho ai pra pegar o DataSource configurado e chamar getConnection() nele pra recuperar uma referencia a conexão…
L
LingenoverPJ
Esse ???
Certo …
Mas onde eu setaria as variáveis de user, pass e host ???
Se não for mto incômodo …
Vc teria um classe simples já preparada para uma conexão ???
Abraços,
Lingenover
M
matheusPJ
isso tu especifica lá no xml… vide exemplo naquele post q te mandei no link