Classe concreta ou interface[resolvido]

1 resposta
xxmayconxx

Olá, antes de mais nada, gostaria de dizer que antes de postar a dúvida eu procurei no forum e não encontrei a resposta que procurava apesar de ter encontrado vários tópicos relacionados…Bom minha dúvida é a seguinte:

Vamos supor que tenho uma interface dao generica que só tem 4 metodos, crud, e esse dao generico é implementado por varias classes no meu sistema onde elas só precisam desses 4 métodos

Mas em dado momento preciso de um outro método para uma das minhas implementações de Dao, porém, não posso mais fazer, por exemplo

Dao dao = new DaoPessoa, pois a interface dao só conhece os 4 métodos, se eu colocar o metodo novo na interface Dao, ele só será usado em 1 dao do sistema e nas outras classes concretas ele ficara vazio, e eu não gostaria de ter que usar uma variável de referencia do tipo concreta para referenciar DaoPessoa, que ficaria DaoPessoa daoPessoa = new DaoPessoa();

qual a melhor solução para esse caso?

1 Resposta

xxmayconxx

Respondendo a minha própria pergunta, a solução seria extender a interface mais genérica e criar uma interface mais específica, essa interface mais específica seria implementada por uma outra classe concreta que teria mais implementações.

Criado 10 de novembro de 2013
Ultima resposta 11 de nov. de 2013
Respostas 1
Participantes 1