Olá galera, estou iniciando uma aplicação com DB e gostaria de uma sugestão de como criar uma classe CONEXÃO para conectar ao DB (postgre) é obvio e tratar o drive manager, statement e result set.
alguem tem alguma ideia, uma classe final com seus metodos staticos, mas que metodos e por que ?
Básico, detalhado e fácil de compreender, creio que lhe interesse.
Ele utiliza MySQL, mas isto é o de menos, basta alterar para o PostGree.
Abraços.
O
o_0
amigos, agradeço aos comentarios, mas depois da conexao, preciso do result set, posso criar um metodo dentro da classe Conexao ou criarei outra classe que tem um metodo que recebe a conexao e retorna um result set ou … outra alternativa ??
Obrigado!!!
nel
Boa tarde.
Quando eu usava JDBC, costumava criar uma classe que simplesmente tinha um único método para efetuar a conexão com o banco de dados. Depois, bastava eu buscar esta conexão na minha camada de persistência. Eu acredito que seja uma boa alternativa, mas isto vai da sua opinião. A facilidade é que você não precisa implementar toda as suas necessidades de consultas, inserção e etc. em uma única classe, o que na minha opinião, fica uma programação bem feia concorda?
Faça um teste simples. Crie uma classe com um método responsavél pela conexão ao banco de dados e retorne a conexão, obviamente. Depois em outra classe busque a conexão com este método e o utilize em seu resultset. Existe algo chamado Model Control View (MVC), a ideia, em outras palavras, é separar a programação do seu sistema em camadas, justamente para não ficar algo confuso entre outros detalhes que não há necessidade de irmos a fundo certo? Então eu digo, organize da melhor forma possível o seu código.
Abraços.
A
alessandrofalls
amigo, eu faço assim:
publicclassConexaoBD{staticfinalStringJDBC_DRIVER="org.postgresql.Driver";staticfinalStringDATABASE_URL="jdbc:postgresql://localhost/celeus";staticfinalStringUSERNAME="usuario";staticfinalStringPASSWORD="senha";publicJdbcRowSetrowSet;// conexao com banco de dadospublicConexaoBD(){try{Class.forName(JDBC_DRIVER);rowSet=newJdbcRowSetImpl();rowSet.setUrl(DATABASE_URL);rowSet.setUsername(USERNAME);rowSet.setPassword(PASSWORD);}// end trycatch(SQLExceptionsqlException){sqlException.printStackTrace();System.exit(1);}// end catchcatch(ClassNotFoundExceptionclassNotFound){classNotFound.printStackTrace();System.exit(1);}// end catch}}