Classe da api java que utilizam design patterns

Olá pessoal, estou cursando uma pós sobre java e tenho que relacionar classes da api java que utilizam os design patterns adapter, composite e facade indicando quais são as classes que as utilizam. Será que alguém tem alguma dica ? Obrigado.

http://blog.caelum.com.br/2007/09/04/design-patterns-no-java-se-o-template-method/

Dentro do Java SE:

• como citado ai no blog da Caelum, InputStream faz um bonito template method
  • o proprio InputStream tem decorators (FileInputStream com BufferedInputStream por exemplo)
  • String internamente usa um Flyweight nao muito poderoso (ja que pode so envolver uma unica outra String)
  • java.awt.Component e Container formam Composite pattern
  • Iterator é iterator :). ResultSet também
  • Graphics com Component forma um tipo de Visitor
  • Integer.valueOf é um factory method, assim como Calendar.getInstance, Class.forName e DriverManager.getConnection
  • java.util.Comparator é um Strategy
  • ActionListeners (e outros listeners) sao Observers de acoes em Components, que sao Observables

saindo da API do Java:

• Configuration do Hibernate é um builder
  • Action.execute do Struts é Command
  • Chain of responsability é o caso de diversos sistemas de conversores (XStream) e filtros e interceptors (Filter da servlet, Interceptor do EJB)
  • Stubs do hibernate para lazy loading e stubs para RMI/EJBs formam Proxies
  • Um visitor MUITO bonito é o Predicate do commons-collections da apache (e vai ser mais bonito com closures ainda)

algumas pessoas podem nao concordar com alguns daqui. isso é normal

ufa… tem mais um MONTE. excelente questao, parabens! essa é a maneira correta de aprender e fixar design patterns na cabeca

Puts! Desculpe… li pela metade a pergutna e achei que voce queria de TODOS design patterns. me empolguei

de adapter tem o InputStreamReader que adapta a Reader para uma InputStream,

Obrigado Paulo já me ajudou bastante. Você sabe de alguma que utilize facade ?

Grato,
Cleiton

CARACA!!!

Po paulinho assim vc f*** minha aula!!!

Nao explica nada para esses preguicosos nao!

Meus alunos estao apelando bixo fala serio!

kkkkk

Abraco!

Objetos como java.util.Arrays e java.util.Collections são exemplos de Façades