Classe e objeto

ola pessoal, to começando agora a programar em java, so que nao entendi direito o conceito de classe e objeto, alguem pode me ajudar…

vlw :slight_smile:

De forma bem simplificada:

Classe seria uma fábrica de objetos, ou um molde/projeto para seu objeto contendo o que ele tem (atributos) e o que ele faz (métodos).

Objeto é uma instância de uma classe, ou seja, uma criação da sua classe.

Recomendo você pegar algum livro ou apostila sobre OO ( Orientação a Objetos ) senão nem adianta você começar a programar em java, que não vai conseguir.

Uma classe é a estrutura responsável por definir as características que um objeto derivado desta terá no momento de sua construção.
Uma classe possui atributos (o que a classe sabe), e métodos (ações que a classe executa).
Um abraço. :wink:

[quote=Gbzao!]De forma bem simplificada:

Classe seria uma fábrica de objetos, ou um molde/projeto para seu objeto contendo o que ele tem (atributos) e o que ele faz (métodos).

Objeto é uma instância de uma classe, ou seja, uma criação da sua classe.

Recomendo você pegar algum livro ou apostila sobre OO ( Orientação a Objetos ) senão nem adianta você começar a programar em java, que não vai conseguir.[/quote]

vc sabe onde posso encontrar apostilas boas de java :?: :?: :?:

e livros quais vc me indicaria :?: :?: :?:

Tenho algumas apostilas interessantes, como a da “Caelum”, no site dela você pode fazer o download.
Dai tem as Opçoes: Orientação a Objeto,Algoritmos e Estruturas, Java-web.

Tambem tenho o livro “Deitel - Java Como Programar(Edição 6)” em pdf -> Muito indicado para iniciantes!
Baixei no Emule…

Se não conseguir achar no site da Caelum, passe seu email que envio para vc!
Abraço…

Apostila da Caelum de Java e OO

Livros interessantes para começar:
Use a Cabeça Java
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=1074847&ST=SR

Use a Cabeça! Análise e Projeto Orientado ao Objeto
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=1948835&ST=SR#javascript;

Exemplificando:
imagine que vc tenha a classe carro.
seus atributos podem ser, cor, conversivel, gasolina, 4 portas etc etc
seus metodos podem ser, acelerar, frear, etc
se vc construir um objeto da classe carro ele devera possuir os atributos e metodos de sua classe, bom é isso, espero ter ajudado.
neste site aki tem varias apostilas sobre java:

tentando simplificar… veja desse modo…

Voce é uma class que tem atributos RG, CPF, idade…

seu cachorro tb eh uma classe q tem atributos… o sistema de cadastro é uma classe que tem atributos(nome, sobrenome)

:smiley:

Estou me sentindo compelido a dar minha pequena contribuição para esse post.

Estou estudando a alguns dias, nas horas vagas, que são poucas. Como tenho obtido muita ajuda do pessoal do forum espero ajudar com esse exemplo e devolver um pouco da ajuda:

Classe - Imagine um projeto de um carro, voce pode identificar a marca o modelo e até mesmo construir (instanciar) um, mas não pode dirigi-lo.

Objeto - É o carro construído ele herda do projeto ( classe ) as suas características e realiza funções (métodos)para as quais foi projetado.

Espero ter ajudado, caso o tenha feito será meu primeiro post resposta.

Do Kralho… HUHUUU!!!

agora comecei a entender melhor a diferença entre classe e objeto… obrigado pelas dicas de apostilas e livros

A programaçao em java é muito dificil de se aprender :?: :?: :?:

a programação do codigo em si não, oque pode ser dificil e programar corretamente usando orientação a objeto, mas ai vai além do java OO é uma coisa básica para muitas linguagens hj em dia, tente não se apressar em produzir código sem intender porque ta sendo feito desse jeito…
apesar de não ter lido essa apostila recomendo tambem,pois os materiais da caelum são os tops BR.

Toda linguagem é dificil e ao mesmo tempo facil… basta saber o tanto que voce vai se empenhar pra aprender :slight_smile:

O mais chato mesmo é a logica… coisa que eu apanho muito :S

Abraços

Pedro, acredito que eu esteja apenas alguns passos na sua frente…

Como já foi comentado pensar em OOD eh dificil de se aprender, ou melhor, demanda tempo!!

Eu nunca compilei um programa em JAVA, mas com tudo que eu aprendi eu to muito melhor em C++ pois sabendo OOD fica tudo a mesma coisa.

Programar é só colocar o que voce aprendeu no computador rs…

Algoritimo = pensar

Sintaxe = serviço de Chines!! Braçal total.

Abrass

tenho um menu, o que eu quero fazer é: quando for cadastar um aluno sem antes cadastrar a disciplina é pra dar esse mensagem “Não existe nenhuma disciplina cadastrada!!!”, isso era so pra aparecer uma vez só, é… quando fosse cadstrar o segundo aluno nao era para aparecer essa mensagem… :smiley:
eu tenho um
private ArrayList disciplinas = new ArrayList();"esse arraylist só serve pra armazenar as variaveis para cadastar a disciplinas
private ArrayList aluno = new ArrayList();esse arraylist so server pra armazenar as variaveis para cadastar os alunos
private Interagir interage = new Interagir(); interagir só pra fazer a interface com o usuario.

[code]public void cadastrar() {

while (disciplinas ){
		System.out.println();
		System.out.println("\tNão existe nenhuma disciplina cadastrada!!!");
		System.out.println("\tCadastre a disciplina antes primeiro!!!");
		System.out.println();
		cadastrarDisciplinas();
	}
	Alunos adiciona = new Alunos();
	adiciona.setMatricula(interage.solicitaMatricula());
	adiciona.setNome(interage.solicitaNome());
	adiciona.setNota1(interage.solicitaNota(1));
	adiciona.setNota2(interage.solicitaNota(2));
	adiciona.setNota3(interage.solicitaNota(3));
	adiciona.setNota4(interage.solicitaNota(4));
	adiciona.setMedia((adiciona.getNota1() + adiciona.getNota2() + adiciona.getNota3() + adiciona.getNota4()) / 4);
	aluno.add(adiciona);[/code]

esse aki é o metodo pra cadastrar as disciplinas:

public void cadastrarDisciplinas() { Disciplinas incluir = new Disciplinas(); incluir.setNomeDisciplinas(interage.solicitaNomeDisciplina()); incluir.setProfessor(interage.solicitaNomeProfessor()); disciplinas.add(incluir);
A questao é, como eu faço pra mensagem “Não existe nenhuma disciplina cadastrada!!!” nao aparecer quando for cadastrar o segundo aluno :?: :?: :?: :?:

vlw :thumbup:

ok ja consegui fazer funcionar, ja descobri o erro :smiley:

vlw :thumbup: