Classe em java

8 respostas
Tsunade

A classe é um conjunto de características e funções que o objeto possui? :oops:
E o objeto, como se pode definí-lo? :shock: [color=violet] [/color]

8 Respostas

Felagund

poderia ser mais claro?

Uma classe contem seus atributos e metodos
atributos = caracteristicas
funções = metodos.

então a primeira pergunta pode ser dita como sim.

Como definir um objeto?

public class MeuObjeto{
   private String nome;
  public String getNome(){
     return nome;
  }

public void setNome(String nome){
    this.nome = nome;
  }
}

declarado um objeto, qualquer classe é um objeto em java.

R

A primeira afirmação está correta!

Um objeto é a instanciação da classe. O objeto é uma entidade com características própias nos atributos (caso possua) porém todos os objetos instanciados de uma classe possuem os mesmos métodos

R

Uma classe seria a descrição dos atributos e métodos que um objeto terá.
EX:
Quando vc vai fazer um bolo vc segue uma receita correto?
considere que a receita seja uma classe e o bolo seja um objeto.
Vc utiliza a receita para dar “forma” ao bolo. E independente de quantos bolos vc faça utiliza a mesma receita.

Também tinha algumas dúvidas sobre este assunto e consegui uma apostila muito boa que me esclareceu bastante dúvidas. Caso queira que eu te passe me mande uma mensagem privada com algum email para que eu possa te passar!!!

P

Só para reforçar ainda mais…

"Classe é o projeto do Objeto, onde a classe informa a JVM como criar um objeto desse tipo específico.

Um objeto seria como um registro de sua agenda de endereços…onde as fichas tem o mesmos campos em brancos (variaveis de instancia). Quando vc preencher estes campos estara criando uma instancia (objeto) e as entradas que criar nessa ficha representarão seu estado.

Ja os metodos da classe sao as coisas que voce pode fazer! Exemplo do registro da agenda: obterNome(), obterEndereco()…etc.

Portando cada ficha fazem as mesmas coisas, mas cada uma conhece coisas exclusivas de si mesma."

inté.

maior_abandonado

Renato_natos:
Uma classe seria a descrição dos atributos e métodos que um objeto terá.
EX:
Quando vc vai fazer um bolo vc segue uma receita correto?
considere que a receita seja uma classe e o bolo seja um objeto.
Vc utiliza a receita para dar “forma” ao bolo. E independente de quantos bolos vc faça utiliza a mesma receita.

Também tinha algumas dúvidas sobre este assunto e consegui uma apostila muito boa que me esclareceu bastante dúvidas. Caso queira que eu te passe me mande uma mensagem privada com algum email para que eu possa te passar!!!

o que ele falou é um exemplo muito bom na minha opinião…mais complementando o que ele disse, a classe é a receita em si, por que a classe é quem diz como o objeto (no caso o bolo) deve ser…

o objeto é o bolo em si, tipo… o que realmente faz o processamento quando chamamos funções, é o objeto, e o que comemos, é o bolo e não a receita…é no objeto que estão presentes as caracteristicas, na computação é la que esta o processamento, é o bolo que cheira e não a receita, é o bolo que tem sabor…e não a receita em si… a receita só diz como deve ficar…

Marcio_Nogueira

A Classe é a “forma” que define as características que o objeto irá possuir. O objeto é o “produto” resultante desta forma.
Para se criar um objeto, utiliza-se a palavra-chave new, desta forma, ao instanciarmos a classe estamos criando um objeto em memória (heap). :wink:

Henrique_Fernandes

[color=darkblue]CLASSE [/color]: usado para especificar a estrutura do objeto a ser criado. Serve como MOLDE para criação do objeto.

[color=darkblue]OBJETO [/color]: São instancias de classes. Um objeto não existe sem uma classe uma vez que o mesmo só pode ser criado a partir desta.

M

Original:
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/java/concepts/index.html
Tradução:
http://programacaoemjava.blogspot.com/2009/01/conceitos-orientao-objetos.html

Criado 23 de janeiro de 2009
Ultima resposta 27 de jan. de 2009
Respostas 8
Participantes 9