Classe filter no JSF2

Pessoal, boa tarde!
Gostaria de saber o seguinte:
No conceito do JSF2 o Servlet é utilizado por “baixo dos panos”, me corrijam se estiver errado. Porém ao utilizar a classe Filter continuo com o conceito de Servlet, correto? gostaria de uma explicação sobre esse assunto. Desde já obrigado.

Sua dedução está correta. [=

Herbert, muito obrigado!
Mas uma dúvida está no ar. Qual a vantagem de se usar a classe filter se eu posso usar o JSF sem ela?

[quote=cicero.java]Herbert, muito obrigado!
Mas uma dúvida está no ar. Qual a vantagem de se usar a classe filter se eu posso usar o JSF sem ela?[/quote]O único modo de usar o jsf sem precisar de filter, seria utilizando phaselistener.

Eu uso os dois juntos e nunca vi problema. [=

Essa é uma prática comum utilizadas por empresas de desenvolvimento para garantir um rollback, caso dê algo errado no sistema?

[quote=cicero.java]Essa é uma prática comum utilizadas por empresas de desenvolvimento para garantir um rollback, caso dê algo errado no sistema?[/quote]rollback de q?
Filter é algo útil para qualquer framework… Não entendi qual o problema até agora entre filter e jsf…

Eu só estou tentando entender qual o papel do filter.

[quote=cicero.java]Eu só estou tentando entender qual o papel do filter.[/quote]Interceptar a requisição antes do destino final ser atingido.
Vc pode fazer qualquer cálculo/rotina antes e após o “alvo” da chamada.

Esse é o papel dele independente se é com JSF, Spring, JSP…