Pessoal, estou desesperado p/ fazer um programa q meu professor da faculdade pediu. Alguém pode me ajudar?O enuncioado é o seguinte:
Crie uma classe chamada venda refrigerante q instancie um obj da classe máq refrigerante e efetue a venda de alguns refrigerantes.
2)crie uma classe chamada maquina refrigerante que possua o atributo qtd do tipo INT. Crie seus metodos de acesso, onde no metodo get tenha o seguinte algoritmo:
se qtd > 0
informe qts refrigerantes existem na máquina.
senão
informe que a máquina esta vazia.
Crie também o método construtor da classe.
Crue um método chamado efetua venda que possua o seguinte algorítimo:
se qtd > 0
vender refrigerante
senão
informe q a máq. está vazia
[color=“darkblue”]Titulo do post editado por AnotherX para dar + clareza[/color]
publicclassMaquinaDeRefri{privateintquantidade=0;/** /* cria um objeto MaquinaDeRefri que contém o total de refrigerantes /* igual a quantidade /* @param quantidade Quantidade inicial de refrigerantes na makina. */publicMaquinaDeRefri(intquantidade){//passa o valor informado para a quantidade de refrigerantes... //para a variavel global quantidade.this.quantidade=quantidade;}/** /* busca o total de refrigerantes em estoque /* @return total de refrigerantes em estoque */publicintgetEstoque(){returnthis.quantidade;}/** /* vende um refrigerante, caso não haja refrigerante no /* estoque, retorna falso. /* @return true caso venda o refrigerante, e false, caso /* não haja mais refrigerantes em estoque para venda */publicbooleansale(){//verifica se há refrigerantes para vendaif(this.quantidade>0){//retira o refrigerante do estoquethis.quantidade--;//retorna verdadeiroreturntrue;//entra aqui quando não há refrigerantes no estoque}else{//retorna falsoreturnfalse;}}}
ta ai a makina... mais abaixo vou escrever o vendedor
T
TomazLavieriPJ
VendinhaDeRefri.java
publicclassVendinhaDeRefri{//criaumamakinaderefrigerantecom20refrisdentro.privateMaquinaDeRefrimaquina=newMaquinaDeRefri(20);publicVendinhaDeRefri(){}/** * pergunda a vendinha se há refrigerentes no estoque * @return uma msg falando se há ou não refrigerantes */publicStringhasRefriMsg(){//Sehouverrefrigeranteretornaamsgabaixoif(this.maquina.getEstoque()>0)return"SimSr.,nostemosrefrigerante.";//Senãohouverretornaestámsgabaixoelsereturn"Desculpe-meSr.,osrefrigerantesacabaram.";}/** * Retorna uma msg falando quantos refrigerantes há * dentro da makina de refrigerantes... * @return quantidade de refrigerantes. */publicStringgetNumberOfRefriMsg(){//retornaaseguintemsgparaocasodemaisde1refrigeranteif(this.maquina.getEstoque()>1)return"Sr.,nostemos"+this.maquina.getEstoque()+"refrigerantesemestoque";//retornaamesmamensagemdecima,sóquenosingularelseif(this.maquina.getEstoque()==1)return"Sr.,nostemos1refrigeranteemestoque";//retornaumamsginformandoquenãohárefrigeranteselsereturn"Desculpe-meSr.,osrefrigerantesacabaram.";}/** * método para vender refrigerantes * return a msg do vendedor. */publicStringsaleRefri(){//retornaumamsgdevendacasohajarefrigerantespravenderif(this.maquina.sale()){return"ProntoSr.,estáaquioseurefrigerante";}elsereturn"Desculpe-meSr.,osrefrigerantesacabaram.";}}bomjájámandoumprograminhaquseaclassedevenda....prainteragircomocliente
T
TomazLavieriPJ
Bom agora vamos ao melhor... ao programa
Main.java
importjava.io.*;publicclassMain{//este método é executado quando o programa for rodadopublicstaticvoidmain(String[]args){//cria a venda de refrigentes...VendinhaDeRefrivendinha=newVendinhaDeRefri();//marka a entrada no loopbooleanloop=true;intcode=-1;System.out.println("Poisnãosenhor,oquedeseja");//executa o codigo dentro do while enquanto loop == truewhile(loop){//imprme as opções na telaprintOpcoes();//ler um dado que a pessoa digitouDataInputStreamin=newDataInputStream(System.in);try{code=Integer.parseInt(in.readLine());}catch(Exceptionex){ex.printStackTrace();}//pula uma linhaSystem.out.println();//verifica qual opção foi escolhidaswitch(code){case1://imprime a msg na telaSystem.out.println(vendinha.hasRefriMsg());//para o teste das opçõesbreak;case2://imprime a msg na telaSystem.out.println(vendinha.getNumberOfRefriMsg());//para o teste das opçõesbreak;case3://imprime a msg na telaSystem.out.println(vendinha.saleRefri());//para o teste das opçõesbreak;case4://imprime a msg na telaSystem.out.println("TchauSr.");//neste caso especifico... ajusta para sair do loop e do programaloop=false;//para o teste das opçõesbreak;default://imprime a msg na para o caso de não ter escolhido//uma opção corretaSystem.out.println("DesculpeSr.,eunãoentendioseupedido");}}}publicstaticvoidprintOpcoes(){System.out.println();System.out.println("1-Vocêtemrefrigerantes?");System.out.println("2-Quantosrefrigerantesvocêtem");System.out.println("3-Euquerocomprar1refrigerantes");System.out.println("4-Obrigado,vouindo");System.out.println();}}
PRONTO TA AI... dei umas editada... mas ta funfado... ja testei aki
t+
M
matheusPJ
beeeii…o another se puxou… sou testemunha q ele ficou uma madrugada toda fazendo esse trabalho ai! não respondia no icq nem nd! uhaehu…, AnotherX é: USUARIO ATIVO.
:assalt:
T
TomazLavieriPJ
bom... rodei aki o programa... ai vai o resultado do teste.....
CARA VC ME DEVE UMA UAHUHUHAuhAuhauhaUHaHUahua
Pois não senhor, o que deseja
1 - Você tem refrigerantes?
2 - Quantos refrigerantes você tem
3 - Eu quero comprar 1 refrigerantes
4 - Obrigado, vou indo
1
Sim Sr., nos temos refrigerante.
4 - Obrigado, vou indo
2
Sr., nos temos 20 refrigerantes em estoque
4 - Obrigado, vou indo
3
Pronto Sr., está aqui o seu refrigerante
4 - Obrigado, vou indo
3
4 - Obrigado, vou indo
3
4 - Obrigado, vou indo
2
Sr., nos temos 17 refrigerantes em estoque
4 - Obrigado, vou indo
4
Tchau Sr.
vou durmir agora :pulando: :up: :lolgoku: :smurf:
D
do_bauPJ
dinhobandeira, quanto vc vai pagar p/ o AnotherX hauhauhauhauhuaha, o kra fez tudo meu… isso é q é um kra q gosta de Java… pense
T
TomazLavieriPJ
pois é mah!1
mas os meritos deste trecho do código saum seus
//ler um dado que a pessoa digitou
DataInputStream in = new DataInputStream(System.in);
try {
code = Integer.parseInt(in.readLine());
} catch (Exception ex) {ex.printStackTrace();}
vlw
t+
D
dinhobandeiraPJ
Pow galera,
Valeu mesmo. Vcs são rápidos p/ responder (velozes e furiosos). hehehe
Brigadão.
Um dia ainda vou sacar Java qnem vcs. hehehe
mas por enqto aida tô mó zé mané.
tank´s
D
do_bauPJ
aew AnotherX tava dando uma olhada na API do java e vi q o jeito que eu disse p/ ler a linha do console tava deprecated… a outra maneira seria
usar a classe BufferedReader…
BufferedReader in=new BufferedReader(new InputStreamReader(System.in)); String a = in.readLine();
Foi mal aew… mas do outro jeito tb ta certo… só tá deprecated, pq eles preferem q os programadores usem BufferedReader… em todos os meus trabalhos usava DataInputStream… mas vi num topic daqui algo sobre o BufferedReader p/ ler as linhas do console… Tipo tb não via nenhuma msg de deprecated quando ia compilar :D, por isso que nunca tinha ido atrás de outra maneira p/ fazer
T
TomazLavieriPJ
“do_bau”:
aew AnotherX tava dando uma olhada na API do java e vi q o jeito que eu disse p/ ler a linha do console tava deprecated… a outra maneira seria
usar a classe BufferedReader…
BufferedReader in=new BufferedReader(new InputStreamReader(System.in)); String a = in.readLine();
Foi mal aew… mas do outro jeito tb ta certo… só tá deprecated, pq eles preferem q os programadores usem BufferedReader… em todos os meus trabalhos usava DataInputStream… mas vi num topic daqui algo sobre o BufferedReader p/ ler as linhas do console… Tipo tb não via nenhuma msg de deprecated quando ia compilar :D, por isso que nunca tinha ido atrás de outra maneira p/ fazer
é realmente… naum da mensagem de deprecated… tanto q compilei aki e rodei e num vi nada deprecated =]
mas ja tinha visto com BufferReader … mas naum custumo usar DOs…