Classe não exibe o printStackTrace()

Bom dia pessoal !

Estou aprendendo java. Criei um jsp e uma classe de conexão. Ambas funcionam, mas percebi que a classe não exibe o printStackTrace() caso ocorra um erro. Estou utilizando o Netbeans+tomcat.

E aproveitando, gostaria de saber a opinião dos mais experientes se estou no “caminho certo”. Ainda não utilizei nenhum framework, porque quero entender o conceito java.

Agradeço a ajuda !

a página jsp:

<%@page contentType="text/html" pageEncoding="UTF-8"%> <%@page import="Conexao" %> <!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd"> <html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8"> <title>Conexão</title> </head> <body> <% Conexao bd = new Conexao(); if( bd.conectar() == true ) out.println( "ok" ); else out.println( "erro" ); %> </body> </html>

a classe:

[code]import java.sql.*;
import org.postgresql.Driver;

public class Conexao {
String url = “jdbc:postgresql://localhost:5432/banco” ;
public boolean conectar() {
try {
Class.forName( “org.postgresql.Driver”) ;
}
catch( ClassNotFoundException e ) {
e.printStackTrace();
return false;
}

try {
  Connection conexao = DriverManager.getConnection(url,"postgres","123") ;
  conexao = DriverManager.getConnection( url, "postgres", "123" );
}
catch( SQLException ex ) {
  ex.printStackTrace();
  return false;
}
return true;

}
}
[/code]

Em vez de e.printStackTrace() (que joga a saída de erro em System.out, usualmente redirecionada para alguma saída de erro que não o browser), use e.printStackTrace (response.getWriter()), se não me engano.

[quote=thingol]Em vez de e.printStackTrace() (que joga a saída de erro em System.out, usualmente redirecionada para alguma saída de erro que não o browser), use e.printStackTrace (response.getWriter()), se não me engano.
[/quote]

Salve Thingol

Cara, não deu certo. Eu usei e deu erro. (cannot find symbol). Este método não é para servlet ?

Bom, passe um PrintWriter para o método “conectar”, já que você precisa visualizar o erro de conexão caso houver.

No seu caso, como você está usando JSP, pode passar response.getWriter() (ou se não me engano, “out”) para o tal método Java.