Classe p/ Conexao e Classe Para Gravar, Excluir, etc

3 respostas
cgomesnet

Boa tarde Colegas do Guj

Estou trabalhando em uma pequena aplicação baseada em JSP e MySQL onde consegui com a ajuda de um tutorial fazer a conexão entre a aplicação e o banco.

Entretanto pelo que pude perceber, a sequencia dos trabalhos envolve o código para gravaçao, exclusão, alteração etc… possuem as Strings de SQL contidas dentro da própria classe de conexao com o banco, o que me leva a entender que terei que repitir várias classes com esse mesmo código de conexão.

Minha pergunta é sobre um tutorial ou livro que alguém conheça que tenha uma pequena aplicação criada onde mostre um exemplo que não tenha que ficar replicando em toda classe os códigos de conexao com o banco, ou me digam se de fato é assim que deve ser feito pois até no Deitel 6º Edição eles ensinam dessa mesma forma, mas do ponto de vista de OO está errado ao meu ver.

O tutorial que estou seguindo é esse…

http://www.javafree.org/javabb/viewtopic.jbb?t=10956&page=1

Saudações

Claudio

3 Respostas

S

você pode implementar um Factory, pra criar sua conexao e gerencialas com um POOL de conexões…

cgomesnet

Vou pesquisar a respeito, mas essa dica que vc me deu é o jeito mais comum nas aplicações JSP ou é algo que só programadores avançados praticam?

Edit - Você quiz dizer Recursão?

Se foi isso vc poderia me afirmar se procede esse comentário do Deitel 6º ed, pag 559

“A recursão tem muitas negativas, Repetidamente invoca o mecanismo, e conseuqentemente o overhead, das chamadas do método. Essa repetição pode ser cara tanto em termos de tempo de processador como de espaço de memória. Cada chamada recursiva faz com que outra cópia do método (na verdade, somente as variáveis do método, armazenadas no registro de ativação) seja criada - esse conjunto de cópias pode consumir espaço considerável na memória. Visto que a iteração ocorre dentro de um método, as chamadas do método repetidas e a atribuição extra de memória são evitadas. Então por que escolher a recursão?

S

não tem nada haver com recursão…

private static Connection con;
    
  
  public static Connection conectar(){
	
	  
	try {
		
		
		
      Class.forName("com.microsoft.jdbc.sqlserver.SQLServerDriver");
      
      if(con == null)
         con = DriverManager.getConnection("jdbc:microsoft:sqlserver//suabase","user","senha");
      
      return con;
      
    } catch (ClassNotFoundException e) {
    	
      e.printStackTrace();
         
      
    } catch (SQLException e) {
    	
      e.printStackTrace();      
     
      
    }
    
    return null;
    
  }
   }

dessa forma você garante um unico connection na memoria, e agora tens uma fabrica pra criar suas connections,

agor tu pode gerencia isso com algum pool de conexões…

Criado 12 de março de 2008
Ultima resposta 12 de mar. de 2008
Respostas 3
Participantes 2