Classe para trabalhar exception

Olá galera, estou com uma dúvida, gostaria de criar uma classe que ela trabalhasse com exceptions recebidas, por exemplo, a classe testaNúmeros manda um erro de número inválido para essa classe e ela identifica que a exception foi de número inválido e solta “Número inválido”, não sei se fui claro, mas resumindo, uma classe que recebe uma “Exception” e verifica se ela é de sql, numero, arrayoutofbounds, etc

Você pretende criar uma classe generalista pra identificar qual o tipo de exception foi lançada? É isso mesmo?

Não tenho grandes experiências com tratamento de exceções, mas posso te adiantar que trabalhar exceções de forma generalista é a pior coisa que você pode fazer. A exceção a ser lançada tem de ser a mais próxima possível do real erro, e você tem que estudar sua implementação e concluir quais exceções seu código pode vir a lançar…

O que pode ser feito no seu caso, é criar suas próprias exceções, extendendo as devidas classes da classe Throwable. Nada que uma busca rápida no Google não te ajude.

Se esse não for o seu caso, aguarde a visita de outros users…

:wink:

Pelo que entendi, você deseja um gerenciador de exceções?

Você poderia criar uma classe desse tipo:

public class GerenciadorExcecao {
   private String mensagemErro;
   public void getExcecao(Exception e) {
      if (e instanceof SQLException)
         mensagemErro = "Erro de SQL";
      if (e instanceof NumberFormatException)
         mensagemErro = "Erro de formatação de números";
      // ....
      if (e instanceof Exception)
         mensagemErro = "Exceção genérica";
   }

public String getMensagem() {
      return mensagemErro;
   }
}

O exemplo é bem simples, mas talvez possa ajudar em algo.

Reforço as dicas do colega Ruttmann sobre generalizar exceções, principalmente por dois motivos:

1 - Todas as exceções são filhas de Exception, logo esse deve ser declarado sempre em último caso numa instrução try/catch;