Classe principal não pode ser encontrada

Estive tentando compilar um projeto simples como segue abaixo

public class Memostra 
{
    public static void main (String[] args)
    {
        System.out.println("Me Mostre");
    }
    
}

porém ele retorna a mensagem “Projeto mostrar num tem classe principal definida”. Alguém sabe me dizer o problema?

Estou usando a IDE NetBeans e as Paths e ClassPath estão configuradas.

O nome do arquivo.java tem o mesmo nome da classe?

Sim… Possui… Para executar o arquivo, eu preciso da classe principal. Eu defini esta para esse exemplo. É somente essa classe. Porém, o NetBeans não quer definir esta como principal.

Alguém pode me ajudar por favor??? Estou tentando solucionar o erro faz tempo e não consigo!!!

public class Main
{
    public static void main (String[] args)
    {
        System.out.println("Me Mostre");
    }
    
}

Retira o Memostra e coloca Main, e teste por gentileza! :slight_smile:

Bom… Desse jeito acima não tem como. Pois a classe que eu defini no NetBeans se chama Memostra. Portanto, ela deve ter esse nome. Para definí-la como principal, eu coloquei o public static void main(String [] args).
O problema é que o NetBeans, quando eu vou compilar, mostra uma mensagem dizendo que está sem classe principal.
Lembrando que eu defini as Paths e Classpaths que pedem antes das instalações

Segue imagem do erro abaixo


no netbeans ele cria um package, creio que vc deleto…

Eu fiz um teste com esse exemplo abaixo e funfo ! :slight_smile:

package memostra;

public class Main {

    public static void main(String[] args) {
    System.out.print("Me mostra");
    }

}

O pacote é padrão. Eu não posso excluir ele. Eu num to entendendo mais nada, cara. Pq isso é problema na classe. As Paths estão definidas e td mais. Não sei o que fazer. No Eclipse funfa normal

Você tentou criar um novo projeto? ou criou uma classe e jogo o codigo?

No eclipse ele executa dessa forma que você passo.

Porém no netbeans ele não executa por causa do package que não foi criado. Se você criar um projeto do zero no Netbeans, você pode verificar que ele cria essa linha
“package nomedoprojeto;”

public class Main <- Netbeans
public class nomedoprojeto <- Eclipse…

Existe algumas diferenças entre eles… Por isso no eclipse funciona e no netbeans não.

No NetBeans eu criei vários projetos do zero pra poder rodar e testar. Mas infelizmente não funciona.

Sigo os passos File> new project> java> java app> next> coloco o nome do projeto> finish

E para criar a classe, eu clico com o botão direito em pacote padrão> new> class> coloco o nome da classe e finish.

Depois faço o código

Segue o erro de execução do programa


package nomedoprojeto;

public class Main {

    public static void main(String[] args) {
    }

}

Qdo vc cria o projeto, ele cria dessa seguinte forma?

Não… Quando eu crio a classe, aparece somente assim

public class NomeClasse{
   }

Segue esse passo a passo.

Segui do jeito que você me disse. Porém apareceu essa tela.
Editei o código do System.out.println mas ainda deu aquele erro acima


Vc altero o nome da “Main” para o “Nomedoprojeto”?

Não… apareceu quando foi criada

Oi,

Quando criou o projeto deixou marcado as opções de criar classe principal e definir como projeto padão…


Sim e não. Quando fiz os testes, deixei um projeto para criar as classes principais e deixei outro para não criar também. Ambos acusaram de não querer criar a classe principal.