Classe que não é instanciada

6 respostas
Mannes

Olá, pessoal do guj, tenho um erro muito estranho em minhas mãos:
Tenho uma classe Inicio (onde a parte gráfica é montada) e uma classe BO
Dentro de Inicio tenho um trecho assim:

jb_config.addActionListener(new ActionListener(){ @Override public void actionPerformed(ActionEvent e) { BO.config(); }});
Sendo que o método config estático. Ok, isto funciona no eclipse quando aperto rodar, logo eu faço um Export > Jar File > Defino a classe Principal(Inicio) e > cria-se um Test.jar no Desktop, e quando executo abre-se a janela porém ao apertar no botão, nada acontece…
Coloquei até um JOptionPane.showMessage dentro do config para ver se roda, mas nada aconteceu.
Será algum problema na hora de criar o Jar? Alguém já passou por isso?
Agradeço qualquer ajuda, muito obrigado pela atenção!

6 Respostas

M

Já tentou rodar o JAR via linha de comando? Aparece algum erro?

slompo

Já tentou implementar a ActionListener

....... implements ActionListener{
.........................
}

ai ele vai te obrigar a colocar o metodo action performad, ai só identificar o usando uma seleção em comparação com a resposta do metodo evt.getSource(); Mais ou menos assim:

public void actionPerformed(ActionEvent evt) {
        Object source = evt.getSource();
        if(source==jb_nomedobotao) {
            .................
        }
}

Espero ter sido util :wink:

Mannes

Nossa…nem me lembrei disso!
Olha o errro ai, mas num sei o que quer disser, esqueci algo?

>java -jar "C:Documents and Settings\matheus.mannes\Desktop\Teste.jar" Exception in thread "AWT-EventQueue-0" java.lang.NoClassDefFoundError: net/sf/ja sperreports/engine/JRException at finalWEG.BO.teste(BO.java:19) at finalWEG.actionListener.actionPerformed(actionListener.java:23) at javax.swing.AbstractButton.fireActionPerformed(Unknown Source) at javax.swing.AbstractButton$Handler.actionPerformed(Unknown Source) at javax.swing.DefaultButtonModel.fireActionPerformed(Unknown Source) at javax.swing.DefaultButtonModel.setPressed(Unknown Source) at javax.swing.plaf.basic.BasicButtonListener.mouseReleased(Unknown Sour ce) at java.awt.AWTEventMulticaster.mouseReleased(Unknown Source) at java.awt.Component.processMouseEvent(Unknown Source) at javax.swing.JComponent.processMouseEvent(Unknown Source) at java.awt.Component.processEvent(Unknown Source) at java.awt.Container.processEvent(Unknown Source) at java.awt.Component.dispatchEventImpl(Unknown Source) at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Unknown Source) at java.awt.Component.dispatchEvent(Unknown Source) at java.awt.LightweightDispatcher.retargetMouseEvent(Unknown Source) at java.awt.LightweightDispatcher.processMouseEvent(Unknown Source) at java.awt.LightweightDispatcher.dispatchEvent(Unknown Source) at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Unknown Source) at java.awt.Window.dispatchEventImpl(Unknown Source) at java.awt.Component.dispatchEvent(Unknown Source) at java.awt.EventQueue.dispatchEvent(Unknown Source) at java.awt.EventDispatchThread.pumpOneEventForFilters(Unknown Source) at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForFilter(Unknown Source) at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForHierarchy(Unknown Source) at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(Unknown Source) at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(Unknown Source) at java.awt.EventDispatchThread.run(Unknown Source) Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: net.sf.jasperreports.engine.JRExcep tion at java.net.URLClassLoader$1.run(Unknown Source) at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method) at java.net.URLClassLoader.findClass(Unknown Source) at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source) at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Unknown Source) at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source) at java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(Unknown Source) ... 28 more

M

O JAR do JasperReport não está no seu classpath. É esse o problema.

Pode adicioná-lo manualmente, via linha de comando na hora de executar, ou no Eclipse na hora de exportar escolha Runnable JAR File (esse funciona como o FatJAR, reempacotando as dependências).

Marky.Vasconcelos

Se voce ta usando o Eclipse para exportar o jar use a opção exort>Runnable Jar File
Que é uma versãod o FatJar embutida no eclipse.

Mannes

Eu não conhecia esse Runnable Jar File… muito obrigado!
Nossa! Ficou um .jar de 30MB, soh para fazer acesso ao banco e gerar um relatório…
Tem umas coisas bem estranhas dentro do jar… mesmo assim, vlw…
agora a aplicação tah funcionando pelo menos…

Criado 14 de janeiro de 2010
Ultima resposta 14 de jan. de 2010
Respostas 6
Participantes 4