Classe que verifica alterações na base constantemente

Galera,

Eu to precisando modelar uma classe/servlet web que verifique constantemente alterações na base de dados.
Alguem tem alguma sugestão de qual forma desenvolvo um servlet que faça a verificação a todo o momento enquanto eu estiver logado e na página específica a ser atualizada?

desde já agradeço!

… abrass!

Cara,

Complicado em…
Não existe a possibilidade de adicionar um campo em alguma tabela e atribuir valores booleanos neste através de uma trigger.
A classe/servlet ou página, toda vez que requisitada, pesquisa neste campo e trás o valor atualizado…

Sei lá…
Poderia explicar melhor o problema? É no mínimo interessante…

bom, a idéia é a seguinte.

Minha aplicação > levanta um serviço que fica ali rodando constantemente a partir do momento que eu estou na página específica, essa pagina pode servir para visualizar em tempo real quem está online por exemplo.

Obs:
Eu ja pensei em criar um laço infinito para consultar constantemente a base.
Acredito que o caminho seja +/- este.

se alguem puder me ajudar eu agradeço!

Se o seu problema é verificar se está logado, você pode tratar isso usando sessões.
O usuário logou? Cria a sessão e armazena o usuário como atributo de sessão.
Configure um timeout pequeno (digamos, 5 minutos) e utilize algum mecanismo que “cutuque” o servidor, digamos a cada 2 minutos, para que a sessão não feche.
Quando o usuário sair da página, o “cutucador” não vai mais fazer requisições ao servidor, sendo assim, a sessão vai expirar em 5 minutos.
O que eu uso para isso é uma requisição ajax usando jQuery para uma página vazia, um jsp com nada dentro ou somente o código base do html (html, body). Uso um setInterval para definir o tempo que eu quero que seja dado entre as execuções do meu cutucador.

[]'s