Classe Random

9 respostas
T

Olá pessoal, sou novo em programação, gostaria de uma ajuda em um exercício que não conseguir fazer por ser iniciante ainda, segue abaixo.

Modifique a classe Lampada criada anteriormente para incluir o caso de uma lâmpada queimar ao ser
ligada. Sabe-se que existe uma chance de 15% da lâmpada queimar ao ser ligada. Dica: utilize o gerador de
números aleatórios de Java, classe Random, para sortear a chance de uma lâmpada queimar.

Agradeceria se alguém pudesse ajudar.

Abraço

9 Respostas

francislon

Pensa assim:
Se você gerar um valor aleatorio entre 1 e 100. Você concorda comigo que as chances deste numero estar no intervalo de 1 a 15 é de 15%?
Logo, quando vc ligar a lampada, vc gera um numero aleatorio e se este valor estiver entre 1 e 15, a lampada está queimada.
Acho que essa matematica ta certa :stuck_out_tongue:
QQ coisa me corrijam aew :slight_smile:

julianofischer

Lembrando que a classe Random começa do 0.
ou seja… r.nextInt(100) gera números de 0 a 99!!!
:smiley:

francislon

julianofischer escreveu:

Não necessariamente. Se você fizer o trecho de codigo abaixo ele gera numeros de 1 a 100;

Random r = new Random(); int num = 1 + r.nextInt(100);

Tem esse artigo do Paulo Silveira aqui no fórum sobre a classe Random:
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.17.1.guj

R

francislon:
julianofischer escreveu:

Não necessariamente. Se você fizer o trecho de codigo abaixo ele gera numeros de 1 a 100;

Random r = new Random(); int num = 1 + r.nextInt(100);

Tem esse artigo do Paulo Silveira aqui no fórum sobre a classe Random:
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.17.1.guj

no artigo… view plainprint?
int i = random.nextInt(10);

Isto vai gerar um número entre 0 e 9. Nunca vai sair o número 10.

Estou observando isto, pois quero fazer uma escolha de diversos números inclusive de 0 e 1, usando o random, tenho que por 2, mas pensei, uma hora pode sair este dois, ou ele nunca vai sair mesmo?