Classe repositório - Conexão com banco

4 respostas
E

Pessoal,
Bom dia, ontem testei uma conexão com o Postgre, usando o Eclipse e funcionou e agradeço a colaboração de vários aqui que me auxiliaram nessa conexão com o banco…
Mas agora quero usar essa conexão dentro do aplicativo que estou criando, tenho uma classe repositório e gostaria de saber se a parte do código que conecta ao banco fica dentro dessa classe repositório, e os métodos que vou usar para inserir,atualizar, deletar e procurar só vão precisar usar os comandos SQL dentro deles? É essa a maneira que imagino fazer, pois ainda não vi conexão com banco na faculdade, quem puder me dar uma luz, agradeço…
Sem mais,
Edson Aureliano

“O Senhor é meu pastor e nada me faltará”

4 Respostas

warley

Bom dia Edson.

Seguinte, vc cria uma classe de conexão e uma outra classa colocando os métodos de inser, exclur, atualizar, etc.

Dentro desta ultima classes vc só retorna valores pro seu sistema. Mas vc não pode esquecer de fechar a conexão com o banco de dados.

No seu sistema vc cria um objeto da classes que tem inserir, excluir,… e vai chamando o método q vc quer.

Vc pode fazer uma classe de inclur, excluir… para cada tabela do banco de dados. Geralmente o nome destas classes são algo como “ProdutoDAO”.

Tem ler alguma coisa sobre Hibernate. Ele é ótimo para este tipo de coisa!!!

Espero ter ajudado.

T+

paulinhohd

É isso ae, cria uma classe que será seu pool de conexão, onde nela, terá todas funções necessárias em relação a interação com o banco, e nas outras classes, vc apenas instancia os objetos, e poderá fazer os comando SQL dentro de qualquer classe, lembrando de fechar a conexão com o banco após o término.

Valeu! 8)

E

Pessoal,
Obrigado pelas dicas :slight_smile:

Edson Aureliano

"O Senhor é meu pastor e nada me faltará "

paulinhohd

edson…:
Pessoal,
Obrigado pelas dicas :)

Blz, qualquer dúvida posta ae novamente! 8)

Criado 4 de maio de 2005
Ultima resposta 4 de mai. de 2005
Respostas 4
Participantes 3